ONU envia ajudas para estabilizar falta de alimentos no Líbano

Wadel Hamzeh / EPA

A Organização das Nações Unidas já começou a ajudar o Líbano, através do envio de farinha de trigo. O objetivo é começar a colmatar a falta de alimentos destruído pelas explosões.

Segundo o The Washington Post, a ONU anunciou que vai fazer chegar até o Líbano, dezenas de milhares de toneladas de farinha de trigo para evitar uma escassez de alimentos. As duas explosões no porto de Beirute destruíram o principal silo de grãos e aumentaram a necessidade de uma emergência humanitária mais ampla.

“Devido aos danos causados aos silos de grãos e aos carregamentos no porto, (o Programa Mundial de Alimentos) irá fornecer 50 mil toneladas de farinha de trigo a Beirute para estabilizar o abastecimento nacional e garantir que não haja escassez de alimentos no país,” explica o relatório.

O primeiro carregamento de farinha de trigo deverá chegar nos próximos dias a Beirute, e vai abastecer padarias libanesas durante pelo menos um mês, garantiu a agência de coordenação humanitária da ONU, num relatório. A organização estima que as reservas atuais de farinha de trigo do país asiático, cobrem apenas seis semanas das necessidades do mercado, uma vez que o país enfrenta múltiplas crises.

As explosões, segundo as autoridades locais libanesas, foram causadas pela ignição de 2750 toneladas de nitrato de amónio armazenadas no porto. Foram contabilizados, pelo menos, 171 mortos e mais de 6000 feridos.

As ondas de choque devastaram grandes áreas da capital libanesa, causando avultados danos estimados em 15 mil milhões de dólares. As obras nas instalações portuárias de Beirute são agora urgentes e “essenciais para evitar interrupções nas linhas de abastecimento de alimentos.”

A assistência das Nações Unidas chegou numa altura em que um responsável sénior de ajuda dos EUA, visitou alguns dos locais mais afetados pelas explosões que ocorreram em Beirute. John Barsa mostrou-se chocado com o cenário que encontrou, “é uma crise de cortar o coração, ainda mais quando não é um desastre natural como um tornado, um furacão ou um terremoto”.

Barsa, administrador interno da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, juntou-se à equipa de resgate pedaços de vidro, colocando-os na parte de trás de um camião. É raro que as autoridades dos EUA façam visitas tão importantes ao centro de Beirute.

“Quando se vê uma devastação como esta causada por atos que não foram das mãos de Deus, isso é ainda mais doloroso”, descreve Barsa. Esta visita coincidiu com o momento de entrega de materiais de socorro, incluindo kits médicos de emergência, afirma a USAID num comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nove anos de prisão efetiva para a mãe que abandonou bebé no contentor do lixo

A mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, foi esta quarta-feira condenada a nove anos de prisão efetiva, por tentativa de …

Mais 16 mortes e 2.535 novos casos. País vive "momento grande preocupação"

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 16 mortos relacionados com a covid-19 e 2.535 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim hoje …

"Falso histórico". Depois do Ambiente, Cultura chumba palácio de Berardo na Arrábida

Depois do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) chumbou as obras ilegais levadas a cabo pela Bacalhôa Vinhos de Portugal, empresa de Joe Berardo. Há cerca …

Hotelaria quer testes covid-19 gratuitos para o setor (e TAP à escala do turismo nacional)

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu esta terça-feira que o Estado deve disponibilizar gratuitamente testes covid-19 a empresas que lidam diretamente com o público, como é o caso dos trabalhadores …

NASA aterrou por breves segundos no Bennu (e recolheu uma amostra) a 320 milhões de quilómetros da Terra

A aeronave OSIRIS-REx da NASA aterrou, esta terça-feira, por breves segundos na superfície do asteroide Bennu. A missão, que teve como objetivo a colheita de uma amostra de entulho solto, está em andamento desde 2004 …

Autoridade da Concorrência dá "luz verde" a reforço do controlo estatal da TAP

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu "luz verde" ao reforço do Estado na TAP, com a aquisição de 22,5% do capital da companhia, que se somam aos 50% já detidos pela Parpública. O Conselho da AdC …

Centeno apela a uma utilização "sensata" da bazuca europeia

Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, disse ao FMI que apenas os  investimentos que forem produtivos irão assegurar que a dívida com que os estados se encontram não se transforme numa nova crise financeira. De …

Ministros selam acordo sobre reforma da Política Agrícola Comum

Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram a acordo sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Seguem-se agora as negociações com o Parlamento Europeu. Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram esta quarta-feira …

Só 17% dos portugueses diz que abertura das escolas correu mal (e maioria quer teletrabalho obrigatório)

Uma sondagem da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que, cerca de um mês depois da reabertura das escolas, 42% dos portugueses entendem que o processo “decorreu de forma …

Espanha vai tornar máscaras mais baratas graças a Portugal

Espanha vai reduzir o preço das máscaras após um cidadão espanhol ter despoletado a discussão após comparar com o preço em Portugal. Uma única máscara em Espanha chegava aos 96 cêntimos. Em Espanha, uma máscara pode …