ONU acusada de manter em silêncio casos de assedio sexual nos seus escritórios

Basil D Soufi / wikimedia

Assembleia Geral das Nações Unidas

Os que fizeram queixa dos abusos sexuais e assédio sofrido nos escritórios de todo o mundo da ONU foram ignorados e os criminosos ficaram impunes.

O The Guardian revelou na quinta-feira que, nos escritórios de todo o mundo da ONU, há inúmeros casos de assédio e abuso sexual que foram mantidos em silêncio pela Organização.

O jornal diz que a Organização das Nações Unidas permitiu que os que fizeram as denúncias fossem ignorados e os criminosos ficassem impunes. Um dos acusados é um alto funcionário que continua em funções.

Atuais e antigos funcionários das Nações Unidas descrevem o ambiente como uma “cultura de silêncio” que se vive em toda a organização e um método muito deficiente de apresentar queixa por agressões que funcionou contra as vítimas.

Dos funcionários entrevistados, 15 disseram ter sido alvo ou denunciaram assédio sexual ou abusos nos últimos cinco anos. Diz o jornal que sete das mulheres apresentaram queixa, relatando o que lhes acontecera, mas isso raramente acontece pois as vítimas receiam perder os empregos ou acreditam que não serve para nada.

“Se denunciarmos, a nossa carreira praticamente acaba, sobretudo se formos consultores”, disse uma consultora que denunciou ter sido assediada pelo seu supervisor quando trabalhava para o Programa Alimentar Mundial.

Questionada pelo Guardian, a organização admitiu que a falta de denúncias é preocupante, mas acrescentou que o secretário-geral, o português António Guterres, já deu “prioridade à resposta ao assédio sexual e implementou uma política de tolerância zero”.

As fontes do Guardian foram ouvidas sob anonimato em mais de dez países. Três mulheres que apresentaram queixas em escritórios diferentes disseram que desde então foram obrigadas a abandonar os empregos ou ameaçadas com a não renovação dos seus contratos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Agradeçam as activistas do #MeToo que misturaram casos graves, leves e mentiras tudo no mesmo saco. Agora o que é grave não é levado a sério.

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …