ONU acusada de manter em silêncio casos de assedio sexual nos seus escritórios

Basil D Soufi / wikimedia

Assembleia Geral das Nações Unidas

Os que fizeram queixa dos abusos sexuais e assédio sofrido nos escritórios de todo o mundo da ONU foram ignorados e os criminosos ficaram impunes.

O The Guardian revelou na quinta-feira que, nos escritórios de todo o mundo da ONU, há inúmeros casos de assédio e abuso sexual que foram mantidos em silêncio pela Organização.

O jornal diz que a Organização das Nações Unidas permitiu que os que fizeram as denúncias fossem ignorados e os criminosos ficassem impunes. Um dos acusados é um alto funcionário que continua em funções.

Atuais e antigos funcionários das Nações Unidas descrevem o ambiente como uma “cultura de silêncio” que se vive em toda a organização e um método muito deficiente de apresentar queixa por agressões que funcionou contra as vítimas.

Dos funcionários entrevistados, 15 disseram ter sido alvo ou denunciaram assédio sexual ou abusos nos últimos cinco anos. Diz o jornal que sete das mulheres apresentaram queixa, relatando o que lhes acontecera, mas isso raramente acontece pois as vítimas receiam perder os empregos ou acreditam que não serve para nada.

“Se denunciarmos, a nossa carreira praticamente acaba, sobretudo se formos consultores”, disse uma consultora que denunciou ter sido assediada pelo seu supervisor quando trabalhava para o Programa Alimentar Mundial.

Questionada pelo Guardian, a organização admitiu que a falta de denúncias é preocupante, mas acrescentou que o secretário-geral, o português António Guterres, já deu “prioridade à resposta ao assédio sexual e implementou uma política de tolerância zero”.

As fontes do Guardian foram ouvidas sob anonimato em mais de dez países. Três mulheres que apresentaram queixas em escritórios diferentes disseram que desde então foram obrigadas a abandonar os empregos ou ameaçadas com a não renovação dos seus contratos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Agradeçam as activistas do #MeToo que misturaram casos graves, leves e mentiras tudo no mesmo saco. Agora o que é grave não é levado a sério.

RESPONDER

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …