ONU acusa regime de Assad de ataque químico que matou 81 pessoas

kremlin.ru / Wikimedia

Bashar al-Assad, Presidente da Síria

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) designou, esta quinta-feira, o regime sírio do Presidente Bashar al-Assad como responsável do ataque mortífero com gás sarin na localidade de Khan Cheikhoun, na Síria.

“O grupo [de peritos] está convencido de que a República Árabe Síria é responsável pelo uso de sarin em Khan Cheikhoun, em 4 de abril de 2017″, é a frase escrita no documento consultado pela agência noticiosa AFP.

O ataque a esta cidade da província de Idleb, na altura controlada por grupos armados da oposição, provocou 83 mortos, segundo a ONU, ou pelo menos 87, dos quais mais de 30 crianças, segundo o Observatório Sírio dos Direitos do Homem.

As imagens dos habitantes, entre os quais várias crianças, agonizantes, deram a volta ao mundo. No seu seguimento, o Governo de Donald Trump lançou um ataque a uma base aérea de onde, segundo as potências ocidentais, foi lançado o ataque à cidade.

Na noite de 6 para 7 de abril, os militares norte-americanos dispararam 59 mísseis de cruzeiro ‘Tomahawk’, a partir de dois navios, para a base de Al-Chaayrate.

Os Estados Unidos, a França e o Reino Unido tinham acusado as forças do Presidente sírio, Bashar al-Assad, de serem responsáveis por este ataque, mas Damasco negou sempre a sua implicação.

A Federação russa, aliada do regime, afirma que o sarin encontrado em Khan Cheikhoun proveio da explosão de um obus no solo e não de um ataque aéreo sírio.

Peritos da ONU deslocaram-se recentemente à base, para elaborarem este documento.
No início de setembro, a comissão de inquérito da ONU sobre a situação dos direitos do homem na Síria já tinha considerado que as forças sírias eram as responsáveis por este ataque com gás sarin.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior. A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino. O …

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …

Entre professoras e uma personal trainer, Braga é o concelho do país com mais candidatas mulheres

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm, pelo menos, uma mulher candidata à presidência de uma Câmara Municipal. A liderar surge Braga com cinco candidatas mulheres às eleições autárquicas de domingo. Há 194 concelhos …

Pais revoltados com professor que deu aula com máscara no queixo — e que publica vídeos obscenos online

PSP foi chamada à Secundária Eça de Queirós, na Póvoa do Varzim, porque docente — que sugeriu aos alunos que seguissem o seu canal de YouTube onde tem vídeos em cuecas e nu — deu …

Sem surpresas, Medina mantém Lisboa, mas sem maioria absoluta. Costa e Pedro Nuno juntos em ação de campanha

As sondagens apontam para uma vitória de Medina, ainda que com um resultado inferior ao de 2017. A grande surpresa na capital será a Iniciativa Liberal, partido que poderá eleger um vereador e inclinar o …