Onde estava Mona Lisa? Historiador italiano julga ter descoberto

Musée du Louvre / Wikimedia

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

O sítio misterioso onde foi inspirado o quadro da Mona Lisa está a ser desvendado. Silvano Vinceti, historiador italiano, diz ter identificado a localização graças à ponte do quadro pintado por Leonardo da Vinci.

Fotos com drones e documentos históricos ajudaram a desvendar o mistério, é o que conta o historiador italiano, Silvano Vinceti.

Em declarações à agência ANSA, Vinceti dá garantias que a ponte que aparece à direita no quadro da Mona Lisa é da Ponte de Romito, também conhecida como Ponte di Valle, em Laterina, na província em Arezzo.

“Hoje, apenas resta um arco da ponte , mas entre 1501 e 1503 a ponte estava em funcionamento e era bastante movimentada, como mostra um documento, encontrado nos arquivos do Estado de Florença”.

Através de outros documentos que Vinceti analisou, sabe-se que, naquela época, Leonardo da Vinci passava muito tempo em Florença, tendo inclusivamente morado perto de Laterina.

A ponte era usada como um atalho entre Arezzo, Fiesole e Florença: “Sabemos que ele viajou nesta parte da Toscana no início dos anos 1500, não há dúvida sobre isso”, explicou Vinceti de acordo com o The Telegraph.

Curiosamente, a pintura da Mona Lisa data do ano de 1503.

Antes desta investigação, eram associadas à pintura outras duas pontes italianas: a Ponte Vecchio, em Bobbio, na província de Piacenza; e a Ponte Buriano, no Rio Arno, perto de Latteria.

No entanto, ambas as hipóteses perdem agora força, uma vez que só a Ponte di Valle tem (ou tinha) quatro arcos, como o representado na obra; ao contrário das outras duas, ornamentadas de seis ou mais arcos: “a ponte na pintura não é nem a de Bobbio nem a de Buriano”, disse Vinceti ao The Telegraph.

Além disso, Vinceti reparou que “a forma distinta do Arno [zona onde está localizada a ponte] corresponde ao que Leonardo retratou na paisagem, à esquerda da famosa pintura”.

Além dos documentos históricos descobertos recentemente, com a ajuda de um drone, Silvano Vinceti comparou a paisagem atual com a da pintura.

“A análise das imagens feitas com o drone e de documentos históricos permitiu-nos identificar, com alto nível de probabilidade, a paisagem pintada na parte inferior esquerda da Mona Lisa”, disse o historiador à Ansa.

Silvano Vinceti garante que a ponte não é obra da imaginação de da Vinci, uma vez que o pintor “era conhecido por desenhar de forma muito realista”.

O historiador teve a colaboração da associação cultural La Rocca. Dizem ter todos os elementos que a ponte retratada no quadro da Mona Lisa seja a Ponte

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.