Som das ondas gravitacionais pode dar pistas sobre novos buracos negros

Cientistas australianos desenvolveram um novo modelo de estudo das ondas gravitacionais que poderá ajudar a revelar a existência de buracos negros desconhecidos até então.

A cada minuto, buracos negros colidem entre si e é nesse choque que são libertadas as ondas gravitacionais. De acordo com os cientistas da Universidade de Monash, em Melbourne, na Austrália, a fusão das ondas gravitacionais produz um som inconfundível, porém, muito difícil de ser ouvido.

Foi esta espécie de zumbido que motivou os investigadores australianos a desenvolver uma forma de o ouvir, especialmente por acreditarem que este ruído pode revelar a existência de milhares de buracos negros desconhecidos até então.

Por ano, ocorrem mais de 100 mil eventos de ondas gravitacionais, porém são demasiado fracos para serem detetados por aparelhos já existentes. A equipa de Eric Thrane quis resolver este problema e, para isso, desenvolveu um mecanismo computorizado mais sensível de modo a que este zumbido possa ser ouvido, explica o Observador.

“Medir a fundo as ondas gravitacionais vai permitir-nos estudar populações de buracos negros que se encontram a longas distâncias. Um dia, a técnica vai permitir que vejamos as ondas gravitacionais do BigBang, escondidas atrás das ondas gravitacionais dos buracos negros e das estrelas de neutrões”, afirmou Thrane.

Este novo método é cerca de mil vezes mais sensível do que os anteriores. Segundo o cientista Rory Smith, co-autor do estudo publicado na Physical Review X, as melhorias deste mecanismo vão permitir detetar “aquilo que as pessoas têm procurado ao longo de várias décadas”.

O computador utilizado neste novo método chama-se OzSTAR e tem potencial para fazer “grandes descobertas na astronomia das ondas gravitacionais“.

O choque entre buracos negros que provoca uma agitação no espaço, mais conhecido como ondas gravitacionais, foi identificado por Albert Einstein há mais de um século e validado cientificamente em 2015.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

NASA vai enviar à Lua nave espacial construída com peças impressas em 3D

A NASA vai dar mais um "pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade" ao enviar um foguetão construído apenas com peças 3D à Lua. No próximo ano, a NASA vai dar …

Além de ser o mais venenoso do mundo, este peixe também tem canivetes nos olhos

Os peixes-pedra já eram uma espécie de meter medo no mundo aquático, agora a situação piorou: além de serem o tipo mais venenoso de peixe que conhecemos, têm vários espinhos afiados nos olhos. Os cientistas descobriram …

O nosso mundo formou-se num destes belíssimos discos formadores de planetas

Cientistas do Instituto Federal de Zurique, na Suíça, observaram discos formadores de planetas que estão presentes perto de estrelas jovens parecidas com o que o Sol era há 4,5 mil milhões de anos. Surpreendentemente, os discos …

Encontrada a primeira prova de experimentação cirúrgica num animal

O crânio de uma vaca do período Neolítico é agora considerado como a primeira evidência de experimentação cirúrgica num animal. Há mais de 30 anos, foi encontrado o crânio de uma vaca num sítio arqueológico do …

Estoril vs Benfica | Salvio em cima do gongo

O Benfica arrancou um suado triunfo por 2-1 na visita ao Estoril Praia. A formação benfiquista marcou primeiro, foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, os “canarinhos” deram a volta ao texto e justificaram …

Cientistas criam "tatuagem biomédica" para detetar vários tipos de cancro

Cientistas suíços desenvolveram uma "tatuagem biomédica" que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro. Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma "tatuagem biomédica" …

Vinho tinto e frutos vermelhos podem prevenir doenças mentais

As substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto podem contribuir para a prevenção da depressão e doenças neurodegenerativas. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) descobriram que as substâncias …

Karl Lagerfeld: "Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos"

O designer não ficou calado e fez declarações sobre queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda à revista francesa Número Magazine. Karl Lagerfeld, designer de moda e responsável pela Fendi e Chanel, …

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C.. Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El …

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …