Onda de calor no Reino Unido revela magicamente ruínas pré-históricas

(dr) Historic England

Marcas deixadas por uma estrutura cerimonial perto de Oxford, datas de 4000 a.C. a 700 a.C.

A onda de calor que assolou a Europa durante este verão continua a revelar a vestígios arqueológicos do passado do Reino Unido – entre as quais, um monumento cerimonial do Período Neolítico.

Imagens aéreas mostraram pela primeira vez monumentos cerimoniais do Período Neolítico, assentamentos da Idade do Ferro, mamoas – pequenos montes artificiais que recobrem monumentos fúnebres – e uma fazenda do Império Romano.

Estes vestígios apareceram como marcas gravados no terreno em diversas regiões, percetíveis pelas diferenças de cor ou pela altura da vegetação.

A Historic England, instituição responsável pelaa preservação do património histórico do país, disse que o clima tornou as condições “ideais” para que as marcas pudessem ser vistas com a secura dos solos.

Entre as descobertas estão dois monumentos do Período Neolítico encontrados perto do município de Milton Keynes, a cerca de 70 km de Londres.

Acredita-se que os longos retângulos perto de Clifton Reynes, na mesma área, sejam caminhos ou trajetos de procissão que datam de 3600 a.C. a 3000 a.C., o que os torna os mais antigos do país.

Várias outras marcas encontradas num campo cerimonial perto de Eynsham, a poucos quilómetros de Oxford, datam de 4000 a.C. a 700 a.C. Monumentos aos mortos, um assentamento e um círculo de sepulturas podem ser vistos em marcas gravadas na plantação, numa área que já era protegida.

Entre as descobertas estão também marcas de um assentamento em círculo na cidade de St. Ive, na Cornualha, um assentamento pré-histórico com trincheiras concêntricas em Lansallos, também no sudoeste do país.

Uma mamoa quadrada da Idade do Ferro e carrinho de mão em Pocklington, Yorkshire; uma mamoa da Idade do Bronze, uma série de valas que podem indicar uma fronteira em Scropton, Derbyshire; um assentamento ou cemitério em Stoke-by-Clare, Suffolk.

E ainda uma fazenda romana num relvado em Bicton, Devon; fazendas pré-históricas em Stogumber, Somerset e as bases soterradas de Tixall Hall, palácio medieval em Staffordshire.

(dr) Historic England

As bases soterradas de Tixall Hall, construído em 1555, também emergiram

Duncan Wilson, presidente do Historic England, afirmou que “a descoberta de fazendas antigas, assentamentos e monumentos do Período Neolítico é muito empolgante. O tempo abriu diversas áreas de uma só vez. Tem sido fascinante ver tantos traços do nosso passado a serem revelados graficamente.”

A Historic England usa fotografias aérea das marcas para produzir mapas arqueológicos para ajudar a determinar a importância das ruínas soterradas. O registo pode também ajudar na hora de tomar decisões no futuro quanto aos locais onde se pode construir ou plantar.

Helen Winton, investigadora aérea e gerente de mapeamento, disse: “Durante muito tempo, Este é o primeiro ano excecional. É muito empolgante ter calor durante tantos dias. A última vez que tivemos algo assim foi em 2011, quando descobrimos 1,5 mil sítios”.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …