Onda de calor já fez mais de uma centena de mortes no Canadá e EUA

Hugo Delgado / Lusa

Dezenas de pessoas foram vítimas de morte súbita nos últimos dias na área de Vancouver, um pico de óbitos associado à onda de calor no Canadá, que registou na terça-feira um novo recorde de 49,5 graus.

As autoridades contaram pelo menos 134 casos de morte súbita desde sexta-feira na região da metrópole da costa do Pacífico canadiano, que vive uma onda de calor histórica, tal como a zona ocidental dos Estados Unidos.

Os serviços de saúde receberam 233 notificações de mortes na região entre sexta-feira e segunda-feira, contra uma média de cerca de 130 registada normalmente para o mesmo período.

“Acreditamos que o calor contribuiu para a maioria das mortes”, disse também a polícia federal, acrescentando que a maior parte das vítimas eram idosos.

Pelo terceiro dia consecutivo, na localidade de Lytton, a cerca de 260 quilómetros a nordeste de Vancouver, estabeleceu-se um novo recorde de calor para o Canadá (49,5 graus), de acordo com o serviço meteorológico canadiano.

A situação “perigosa e histórica, persistirá ao longo desta semana”, alertou o instituto meteorológico do país, que emitiu alertas para as províncias da Colúmbia Britânica, Alberta e partes de Saskatchewan, e ainda para os Territórios do Noroeste e Yukon, na fronteira com o Alasca.

Nos Estados Unidos, pelo menos cinco pessoas morreram. Uma das vítimas mortais morreu no sábado, no estado de Oregon, e quatro na segunda-feira, no estado de Washington, quando as temperaturas chegaram aos 43 graus e as equipas de socorro se esforçavam para atender pessoas desidratadas ou com insolações.

O alerta do NWS de “calor excessivo”, que continuará até domingo, diz respeito aos estados de Washington e Oregon, bem como ao norte e centro de Idaho. A agência aconselha as pessoas a procurarem o ar condicionado e a manterem-se hidratadas, assim como a fazerem pausas frequentes.

O Canadá e os Estados Unidos estão a sentir recordes históricos de temperatura, uma onda de calor de intensidade extremamente rara, que já causou o encerramento de escolas e de centros de vacinação contra a covid-19.

Os aparelhos de ar condicionado e ventiladores estão a esgotar em praticamente todas as lojas e algumas cidades abriram ‘centros de arrefecimento’ para a população. Em Portland, o calor derreteu e gretou o asfalto das ruas.

A vaga de calor é explicada pelos meteorologistas com um fenómeno designado por “cúpula de calor”, no qual as altas pressões retêm o ar quente da região.

A intensidade dessa “cúpula de calor” é tão grande e “tão rara estatisticamente que não acontece mais do que uma vez em poucos milhares de anos, em média”, escreveram especialistas do clima no jornal Washington Post, lembrando, no entanto, que “a mudança climática induzida pelo Homem tornou este tipo de eventos excecionais mais prováveis”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.