OMS declara Zika emergência de saúde internacional

aoisakana / Flickr

O Aedes aegypti pode transmitir três doenças: Zika, dengue e chikungunya

O Aedes aegypti pode transmitir três doenças: Zika, dengue e chikungunya

Organização Mundial de Saúde esteve em reunião durante a tarde desta segunda-feira e declarou o estado de emergência internacional.

A Organização Mundial de Saúde esteve reunida esta segunda-feira em Genebra, na Suíça, tendo anunciado que o vírus Zika é um caso de emergência internacional.

Segundo a BBC, o avanço do vírus no continente sul-americano é preocupante e fez com que os vários especialistas se sentassem à mesa para discutir as várias formas de dar resposta a este problema.

Ao decretar uma situação de “emergência global”, a OMS espera facilitar a mobilização de vários recursos, tanto a nível monetário como científico, para conseguir combater a doença.

A reunião acontece no mesmo dia em que se anunciou que os agentes de vigilância sanitária brasileiros têm agora permissão para entrar em imóveis abandonados que apresentem possíveis focos de água parada, local de reprodução do mosquito que provoca este vírus, o Aedes aegypti.

De acordo com os dados avançados na semana passada, a doença pode vir a alastrar-se de forma significativa, podendo afetar até 4 milhões de pessoas.

Na altura, também a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, expressou a sua preocupação, afirmando que este é um caso “alarmante”.

A resposta da organização vai ser coordenada pelo médico Bruce Aylward, diretor-executivo da organização que ajudou na resposta contra o ébola e que trabalhou no programa de combate à poliomielite.

A infeção tem estado fortemente ligada ao nascimento de milhares de bebés com microcefalia, havendo já alguns avisos para que as mulheres nas zonas mais afetadas evitem engravidar.

Por outro lado, nos resto do mundo existem alertas para que as mulheres que estejam à espera de bebé não voem até esses países.

Em Portugal, neste momento, existem seis pessoas infetadas com o vírus, embora nenhum dos casos tenha ocorrido em grávidas.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

FBI diz ter encontrado corpo em parque natural que "será de Gabby Petito"

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). Gabby Petito, de 22 anos, …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …