“Olympig”. Diretor artístico de Tóquio 2020 demite-se após proposta para vestir artista de porco

Naomi Watanabe / Instagram

A atriz, modelo e comediante japonesa Naomi Watanabe

A presidente do comité organizador de Tóquio 2020 pediu desculpa, esta quinta-feira, pela proposta “insultuosa” de vestir uma atriz como um porco na cerimónia de abertura, que levou mesmo à renúncia do diretor artístico do evento.

A polémica surgiu esta quarta-feira, quando a revista Shukan Bunshun revelou que o criativo Hiroshi Sasaki sugeriu, em março de 2020, antes do adiamento dos Jogos Olímpicos, vestir a popular artista Naomi Watanabe como um porco para a cerimónia de abertura.

A ideia seria que o ícone da moda no Japão, que tem projeção internacional, descesse do céu vestida de cor-de-rosa e com orelhas de porco, com Sasaki, através de mensagens de texto agora reveladas, a fazer um jogo de palavras com as palavras “olímpico” e “porco”, que assim transformaria em “Olympig”.

A presidente do comité organizador de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, afirmou ter ficado em “choque” depois de ler o artigo da revista japonesa e considerou os comentários “inadequados e lamentáveis”, para além de “muito insultuosos para a pessoa mencionada no artigo”.

“Brincar com a aparência é muito, muito inapropriado“, acrescentou Hashimoto, que recentemente substituiu Yoshiro Mori na presidência do comité organizador devido a comentários sexistas.

Hashimoto afirmou que “este tipo de problema nunca deveria ter acontecido” e destacou que as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos deveriam servir para mostrar “a excelência do desporto e as atrações de Tóquio e do Japão”.

A presidente do comité organizador disse que está já à procura de alternativas a Sasaki, que entretanto renunciou ao cargo, para que o incidente não tenha impacto no lançamento dos Jogos Olímpicos e agradeceu na mesma o papel do criativo, que “tem sido fundamental para o sucesso das cerimónias”.

“O meu profundo pedido de desculpas a Watanabe e a todos aqueles que se sentiram ofendidos”, disse Sasaki em comunicado, citado pelo jornal The Wall Street Journal.

A própria Naomi Watanabe reagiu à polémica através de um comunicado divulgado pela sua agência de comunicação, esta quinta-feira, no qual afirmou ter ficado “honestamente surpreendida” com a informação.

A atriz, modelo e comediante destacou ainda que tem consciência de que, quando trabalha, a sua aparência é ridicularizada pelo volume, mas está feliz com o seu corpo tal como é.

“Estou feliz com a minha figura”, disse a japonesa, de 33 anos, que defendeu continuar a trabalhar sem dar muita importância à sua aparência.

“No entanto, como ser humano, espero sinceramente que possamos ter um mundo divertido e próspero onde possamos respeitar e reconhecer a individualidade e a maneira de pensar de cada indivíduo”, acrescentou.

Sasaki, de 66 anos, é uma figura respeitada no mundo da publicidade no Japão e foi o responsável pelo evento da passagem de testemunho do Rio 2016 a Tóquio 2020, no qual o ex-primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, emergiu de um enorme cano caracterizado como o personagem do famoso jogo de computador Super Mario.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.