/

Caso BPN: Ex-ministro da Saúde Arlindo de Carvalho condenado a prisão

4

João Relvas / Lusa

O antigo ministro da Saúde Arlindo de Carvalho

O antigo ministro da Saúde, Arlindo de Carvalho, o ex-banqueiro Oliveira e Costa e José Neto foram condenados num processo ligado ao caso BPN. Ricardo Oliveira foi absolvido.

O ex-presidente do BPN João Oliveira e Costa, o ex-ministro da Saúde Arlindo de Carvalho e José Neto foram condenados, no âmbito de um processo ligado ao caso BPN, em que estavam indiciados por burla, abuso de confiança e fraude fiscal. Ricardo Oliveira foi absolvido, avança a RTP.

Segundo a agência Lusa, Arlindo de Carvalho foi condenado a seis anos de prisão por burla qualificada e fraude fiscal e João Oliveira e Costa a 12 anos de prisão por dois crimes de burla. Dos oito arguidos singulares do processo e sete foram condenados a penas de prisão por burla e fraude fiscal.

Depois de ter sido adiado mais de uma hora, devido à greve dos oficiais de justiça, o acórdão foi conhecido esta segunda-feira.

Nas alegações finais, em outubro de 2017, o Ministério Público (MP) pediu a condenação a prisão efetiva para o antigo ministro da Saúde Arlindo Carvalho, bem como para Oliveira Costa e restantes arguidos, deixando ao critério do coletivo de juízes a medida da pena a aplicar.

Na altura, o procurador João Paulo Rodrigues deu como provados todos os factos que constam do despacho de pronúncia e entendeu ainda não estar prescrito o crime de fraude fiscal qualificada que envolve Arlindo Carvalho, o sócio deste na imobiliária Amplimóveis, José Neto, e outros arguidos.

O MP considera que, a partir do ano 2000, Oliveira e Costa, Francisco Sanches (ex-administrador do BPN) e Luís Caprichoso decidiram alargar os negócios do grupo BPN a setores não financeiros, designadamente imobiliário, turismo e novas tecnologias, como forma de escapar à supervisão do Banco de Portugal.

A acusação entende que este trio de administradores utilizou “terceiros de confiança” para atuarem como “fiduciários” em projetos de investimento, que na realidade pertenciam e eram comandados pelo grupo que dirigia o BPN.

O MP sustenta que Arlindo de Carvalho e José Neto terão recebido indevidamente cerca de 80 milhões de euros do BPN e do Banco Insular de Cabo Verde na qualidade de homens de confiança em negócios dirigidos à distância por Oliveira Costa e outros dirigentes do BPN/Sociedade Lusa de Negócios (SLN).

Oliveira e Costa já foi condenado em primeira instância a 14 anos de prisão no julgamento do processo principal do caso BPN, dos quais já cumpriu dois anos, mas a decisão, alvo de recursos, ainda não transitou em julgado.

Neste processo em separado, Oliveira e Costa responde por crimes de burla qualificada e por fraude fiscal qualificada, praticados em coautoria com outros arguidos.

ZAP // Lusa

4 Comments

    • … E o Pai Natal existe.
      A cadeia, vai vê-la mas é nos filmes policiais.
      Não se viu a forma diferenciada como era levado pelos guardas prisionais? Parecia escolta ao Presidente da República, enquanto os outros vão algemados. Mas estes são pelintras – só assaltam bancos -, não roubam milhares de milhões de euros!

  1. Espero bem que outros que beneficiaram com a venda das acções, porque eram amigos, a ganharem milhares
    com a venda das mesmas e que até se consideram dos melhores economistas, portanto com a dupla obrigação de saberem que as mesmas não valiam, aquilo que receberam, também sejam chamados à justiça e a devolver aos portugueses, que não tiveram culpa da ruína do Banco, os milhões que ganharam

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.