/

Rússia vai ficar sem dinheiro em 2024, alerta oligarca

1

World Economic Forum / Flickr

O oligarca russo Oleg Deripaska.

O bilionário russo Oleg Deripaska avisou que já no próximo ano a Rússia vai ficar sem dinheiro, em grande parte devido às sanções económicas.

Não bastava a Vladimir Putin que a situação da Rússia na guerra com a Ucrânia não seja a melhor, como agora poderá ter um novo problema em mãos. O oligarca Oleg Deripaska alertou que a Rússia poderá ficar sem dinheiro já no próximo ano.

O bilionário sublinha que a Rússia vai precisar do investimento de países “amigos” para contornar as sanções económicas de que é alvo.

“Não haverá dinheiro já no ano que vem”, disse Deripaska, esta quinta-feira, no Fórum Económico de Krasnoyarsk, na Sibéria.

“Vamos precisar de investidores estrangeiros”, acrescentou, citado pela Bloomberg. “Os fundos já são apertados e isso está começando a notar-se”.

Oleg Deripaska é o diretor executivo da Basic Element e membro do Conselho de Administração e CEO da United Company Rusal, a empresa da indústria de alumínio da Rússia. O magnata é conhecido pelas suas ligações ao Kremlin, pelo que o seu aviso surge como surpreendente.

Nas suas declarações no Fórum Económico, Deripaska disse que estava “horrorizado com os fundos orçamentais que foram desperdiçados no ano passado”.

Segundo a revista alemã Spiegel, o oligarca sugeriu que se a Rússia não encontrar novas fontes de rendimento e iniciar reformas económicas, o país poderá em breve ser ameaçado de falência.

“Precisamos de investidores estrangeiros”, apelou Deripaska, acrescentando que a prática da “Idade da Pedra” de prender empresários deve finalmente acabar.

Analistas dizem que os enormes gastos militares de Moscovo estão a pressionar severamente as finanças públicas.

“Pensávamos que éramos um país europeu. Agora, nos próximos 25 anos, pensaremos mais sobre o nosso passado asiático”, atirou o bilionário russo.

Apesar dos seus avisos, e apesar das sanções da União Europeia e dos EUA terem abalado o desempenho económico de Moscovo, especialistas ouvidos pela Deutsche Welle concordam que, pelo menos em 2022, o impacto total foi abaixo do esperado — em grande parte graças à China.

Nos Estados Unidos, Deripaska foi considerado durante muito tempo um suspeito por trás das manobras que teriam ajudado Donald Trump a conquistar a presidência dos Estados Unidos em 2017.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. Pois está claro que vai. Muita gente não percebeu que a ligeira queda do PIB Russo (apenas 3% de queda) se deveu ao facto de ter sido o próprio Estado Russo a puxar pela economia em 2022. Mas durante quanto tempo é que o conseguirá fazer, sabendo-se que na venda de gás e petróleo está a receber muito menos dinheiro do que estava quando exportava para a UE?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.