Olhos vermelhos na piscina? Não é do cloro, é mesmo do xixi

Um grupo de organizações norte-americanas está a promover uma campanha contra o xixi na piscina, uma ação aparentemente inofensiva que pode estar a espalhar uma série de problemas – incluindo os olhos vermelhos que normalmente atribuímos ao cloro.

Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americanos, o Water Quality and Health Council e a Fundação Nacional de Piscinas (NSPF) dos EUA juntaram-se para combater uma das grandes calamidades do verão: o xixi na piscina.

Num estudo encomendado pelo Water Quality and Health Council, 71% dos inquiridos culpavam, incorretamente, o cloro por deixar os olhos vermelhos e irritados. “Os olhos dos nadadores são o melhor indicador de que alguém pode ter urinado na piscina”, alerta Thomas M. Lachocki, diretor da NSPF.

“Aquele cheiro a ‘cloro’ na piscina não é bem a cloro. O que cheiramos são os químicos que se formam quando o cloro se mistura com a urina, o suor e sujidade dos corpos dos nadadores”, afirma Chris Wiant, Presidente do Water Quality and Health Council. “Estes químicos – e não o cloro por si só – podem causar a vermelhidão e ardor nos olhos, fazer com que o nariz sangre e causar tosse”.

São as substâncias formadas quando os componentes do xixi, nomeadamente a ureia e o ácido úrico, entram em contacto com o cloro – e não o cloro em si – que causam os olhos vermelhos e irritações respiratórias e na pele quando está na piscina.

É por isso que, na realidade, seria preciso ainda mais cloro para neutralizar estas substâncias e de facto impedir estas irritações, apesar do químico não eliminar todos os tipos de bactérias perigosas com a rapidez desejada para prevenir infecções – por exemplo, em casos de contaminação da água quando alguém decide nadar quando está com diarreia.

Os CDC recomenda mesmo aos nadadores “nunca nadarem quando estão com diarreia”, e no entanto na última década mais de 20 mil pessoas nos EUA contraíram doenças com sintomas de diarreia depois de engolirem água em piscinas e parques aquáticos.

“O cloro e outros desinfetantes são deitados à água para destruir os germes. Urinar na piscina esgota a ação do cloro e produz substâncias irritantes que causam a vermelhidão nos olhos”, explica Michele Hlavsa, coordenadora do Programa de Mergulho Seguro do CDC. “A solução não é muito complicada, é simples cortesia. Os nadadores deveriam usar a piscina para nadar, o WC para urinar e os chuveiros para se molharem antes de irem para a piscina. É simples assim”.

Agora já sabe: este verão, não se esqueça dos óculos de mergulho da próxima vez que for à piscina, e faça o possível para não engolir água.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.