Ver a idade pelos olhos. Nova tecnologia deteta envelhecimento biológico

Todas as pessoas envelhecem, mas em taxas diferentes, algumas mais rapidamente e outras mais lentamente. Porém, não há uma medida universalmente aceite para o envelhecimento biológico. Agora, investigadores dizem ter desenvolvido um scanner ocular que consegue detetar e rastrear o envelhecimento biológico, que é diferente do envelhecimento cronológico.

Anteriormente, já foram propostas e testadas numerosas métricas relacionadas com o envelhecimento, mas, até ao momento, não foi identificado nenhum marcador nem desenvolvido um método não invasivo que possa medir e acompanhar com precisão o envelhecimento biológico em indivíduos.

Agora, investigadores descobriram que um scanner oftalmológico especializado que mede com precisão sinais espectroscópicos de proteínas nas lentes do olho pode detetar e rastrear o envelhecimento biológico em seres humanos.

De acordo com os investigadores, a idade cronológica não mede adequadamente a variação individual na taxa de envelhecimento biológico.

“A ausência de métricas clínicas para avaliar quantitativamente como cada pessoa está a envelhecer ao nível molecular representa um grande impedimento para entender o envelhecimento e maximizar a saúde ao longo da vida”, disse Lee E. Goldstein, professor associado de neurologia, patologia e laboratório medicina, psiquiatria e oftalmologia na Escola de Medicina da Universidade de Boston, em comunicado.

“O cristalino contém proteínas que acumulam alterações relacionadas com o envelhecimento ao longo da vida. Essas proteínas das lentes fornecem um registo permanente do histórico de envelhecimento de cada pessoa. O nosso scanner ocular pode descodificar esse registo de como uma pessoa está a envelhecer ao nível molecular”, disse Goldstein.

Os cientistas acreditam que os resultados abrem caminho para uma ferramenta clínica potencialmente transformadora para avaliação objetiva e rastreamento do envelhecimento molecular em humanos.

“A estrutura para a implementação clínica dessa tecnologia para medir o envelhecimento molecular é semelhante a outros biomarcadores clínicos adotados recentemente, incluindo imagens cerebrais PET para a doença de Alzheimer, densitometria óssea para osteoporose e exames de sangue sérico para diabetes mellitus”, disse Goldstein.

Embora grandes baterias de teste que incorporavam métricas compostas tenham sido desenvolvidas para rastrear o envelhecimento humano, estão muito distantes dos mecanismos moleculares subjacentes do envelhecimento e são inadequadas para atendimento médico longitudinal personalizado.

“Por outro lado, a tecnologia do scanner ocular que investiga a proteína da lente fornece uma técnica objetiva, rápida e não invasiva para a medição direta do envelhecimento molecular que pode ser implementada com facilidade, rapidez e segurança no ponto de atendimento. Essa métrica oferece potencial para cuidados médicos de precisão durante toda a vida útil”, afirmou Goldstein.

As conclusões do estudo foram publicadas este mês na revista científica Journal of Gerontology: Biological Sciences.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Com 10 jogadores infetados, Benfica tentou adiar o jogo. Nacional recusou

O Benfica revelou que, face ao elevado número de casos covid-19 no seu plantel, tentou adiar o jogo da 15.ª jornada da Liga de futebol com o Nacional, que se disputa esta segunda-feira, mas a …

Várias pessoas foram impedidas de votar por terem nome riscado nas listas

No dia em que os portugueses saíram à rua, em contexto de pandemia, para exercer o seu direito de voto – não esquecendo os muitos milhares que já tinham votado no passado domingo –, outros cidadãos …

Lampard despedido do Chelsea. Clube já escolheu o novo treinador

O despedimento de Frank Lampard estará por horas. O Chelsea já escolheu Thomas Tuchel como novo treinador. O antigo treinador do PSG vai assumir funções assim que possível. Frank Lampard foi despedido do Chelsea esta segunda-feira. …

Arqueólogos descobrem suposta corte do primeiro imperador chinês

Uma equipa de arqueólogos acredita ter descoberto aquele que foi o palácio de Qin Shi Huang, fundador da dinastia Qin e o primeiro imperador da China. O edifício foi desenterrado na província de Xianxim, no …

Portugal perde com a França e diz adeus ao Mundial de andebol

A seleção portuguesa de andebol falhou o apuramento para os quartos de final do Mundial, no Egito, ao perder por 32-23 com a França, em encontro da terceira jornada do Grupo III da Ronda Principal. Portugal, …

Garcia de Orta com taxa de ocupação de 309%. Intensivos do Hospital da Luz no limite

O Hospital Garcia de ​​​​​​​Orta, em Almada, estava, este domingo, com uma taxa de ocupação de 309% relativamente ao que previa o plano de contingência. O Hospital da Luz, em Lisboa, continua a debater-se com …

Governo manda preparar aulas à distância. Há 700 escolas para filhos de trabalhadores de serviços essenciais

O Ministério da Educação já deu instruções aos estabelecimentos de ensino para começarem a preparar as aulas à distância. Enquanto isso, há cerca de 700 escolas de acolhimento disponíveis para receber os filhos de trabalhadores …

Cientistas perceberam finalmente como é que as borboletas voam

Há muito tempo que os cientistas se questionam como é que as borboletas voam. Isto porque, em comparação com outros animais, têm asas invulgarmente curtas, largas e grandes em relação ao tamanho do seu corpo. Mas …

Se as Legislativas fossem agora, PS ganhava com 35%. Chega em terceiro

Uma sondagem da Universidade Católica para a RTP, no dia das eleições Presidenciais, mostra que, se as Legislativas fossem agora, o PS ganharia com 35% das intenções de voto. Se as eleições Legislativas tivessem sido este domingo, …

Santana Lopes deixa Aliança, partido que fundou em 2018

O fundador e ex-presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, desfiliou-se do partido que fundou em 2018, justificando que “chegou o momento” de sair, anunciou aquela força política. “A Comissão Executiva do Aliança tomou conhecimento no domingo …