A análise dos olhos de um peixe acabou numa impressionante descoberta evolucionária

(dr) Ingo Braasch

Peixe gar da família dos Lepisosteiformes, uma família de peixes de água doce com mandíbulas compridas

A rede de nervos que conecta os olhos ao cérebro é muito sofisticada. Uma equipa de cientistas mostrou agora que evoluiu muito antes do que se pensava.

A sofisticada rede de nervos que conecta os olhos ao cérebro evoluiu cerca de 100 milhões de anos antes do que se pensava. Esta é a conclusão da investigação de uma equipa de cientistas do Departamento de Biologia Integrativa da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade do Michigan, que identificou a rede em peixes ancestrais.

De acordo com o Europa Press, a investigação revela também que a conexão olho-cérebro é anterior aos animais que vivem na terra. Até agora, pensava-se que a conexão tinha evoluído, num primeiro momento, em criaturas terrestres e, a partir daí, continuou em seres humanos, tendo ajudado na nossa perceção de profundidade e visão 3D.



Além de alterar a nossa compreensão, este trabalho tem implicações médicas futuras.

O portal explica que estudar modelos animais é uma forma muito valiosa para os cientistas aprenderem sobre saúde e doença, mas fazer conexões com as condições humanas a partir desses modelos pode ser desafiador.

O peixe-zebra, por exemplo, é um animal-modelo popular, mas a conexão olho-cérebro é muito diferente da do ser humano. Na verdade, isso ajuda a explicar por que motivo os cientistas pensaram que a conexão humana se desenvolveu primeiro em criaturas terrestres de quatro membros (tetrápodes).

O especialistas decidiram estudar o peixe gar, da família dos Lepisosteiformes. Este peixe evoluiu mais lentamente do que o peixe-zebra, o que significa que é mais semelhante ao último ancestral comum partilhado por peixes e humanos.

As semelhanças podem fazer deste peixe um poderoso modelo animal para estudos em saúde.

A equipa usou uma técnica inovadora para ver os nervos que conectam os olhos ao cérebro em várias espécies diferentes de peixes.

No peixe-zebra, cada olho tem um nervo que o conecta ao lado oposto do cérebro. Nos peixes mais “antigos”, existem projeções visuais ipsilaterais ou bilaterais: cada olho tem duas conexões nervosas, uma de cada lado do cérebro, tal como nos seres humanos.

O artigo científico foi publicado no dia 8 de abril na Science.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …