Oklahoma quer executar condenados à morte com azoto

Esta quarta-feira, dirigentes estaduais do Oklahoma anunciaram que pretendem usar gás de nitrogénio para executar os presos condenados à morte. O gás é “eficaz, fácil de administrar e obter”, mas o método é alvo de críticas.

O anúncio foi feito pelo procurador-geral de Oklahoma, Mike Hunter, e pelo diretor das prisões, Joe Allbaugh. Na origem da decisão está a recusa das farmacêuticas em disponibilizar as substâncias que até agora eram usadas na injeção letal.

“Não podemos ficar à espera que cheguem os fármacos. O nitrogénio é eficaz, fácil de administrar, fácil de obter e não requer procedimentos médicos complexos”, explicou Mike Hunter, citado pelo Observador.

Joe Allbaugh adiantou que as autoridades procuram pelos fármacos por todo o mundo, mas explicou que este método com nitrogénio já havia sido usado em situações de suicídio assistido. A inalação será feita usando uma máscara e a morte será provocada pela falta de oxigénio, ou hipoxia.

No entanto, este novo método está a ser alvo de críticas, nomeadamente pelas organizações humanitárias que já se mostraram preocupadas com esta nova decisão, afirmando que os presos “estão a ser usados como cobaias”.

Segundo o jornal, Oklahoma é o Estado norte-americano com a maior taxa de execuções per capita e foi o primeiro local do mundo no qual se usou a injeção letal.

Contudo, desde 2015 que este Estado não executa qualquer condenado à morte, devido a uma série de situações polémicas. Em 2014, ficou conhecido o caso de Clayton Lockette, condenado por sequestro violação e assassinato de uma jovem, e que esteve mais de meia hora em sofrimento depois de lhe ter sido administrado midazolam.

O então Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou o caso como desumano.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas porque é que não retomam a guilhotina ? francesa ?
    Era tão eficaz !
    Que diferença faz, afinal de contas? não é para matar ?
    Também podia ser uma espada a Samurai – fará alguma diferença ? Ou uma catana – vai será eficaz
    É preciso ser-se pratico também nestas coisas , não ?

RESPONDER

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …