/

Pela primeira vez, “oitavos” da Champions só têm equipas das cinco maiores ligas

Peter Powell / EPA

Pela primeira vez na história da Liga dos Campeões, os oitavos-de-final da competição contam apenas com equipas das cinco grandes ligas europeias, as chamadas ‘Big 5’.

Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França dominam, com as 16 equipas dos ‘oitavos’ a pertencerem a estes países.

Este era um cenário que já se avizinhava ainda antes desta última jornada da fase de grupos. O Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e o Dínamo Zagreb, da Croácia, eram as únicas equipas com uma hipótese de se qualificarem. A equipa de Luís Castro acabou por ser derrotado pela Atalanta e os croatas derrotados pelo Manchester City.

Os oitavos-de-final da Liga dos Campeões contam, assim, com quatro equipas inglesas: Liverpool, Manchester City, Chelsea e Tottenham; quatro equipas espanholas: Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid e Valência; três equipas alemãs: Bayern Munique, RB Leipzig e Dortmund; três equipas italianas: Juventus, Nápoles e Atalanta; e duas equipas francesas: PSG e Lyon.

Este é um cenário inédito em toda a história da competição, já que houve sempre pelo menos uma equipa de outra liga europeia na fase a eliminar da Champions. Portugal é o país que normalmente domina fora do ‘Big 5’. De acordo com o DN, nas últimas dez épocas, Portugal conseguiu qualificar oito vezes pelo menos uma equipa.

Na última década, o FC Porto foi a equipa fora dos grandes campeonatos europeus que mais vezes se qualificou. Os ‘dragões’ passaram cinco vezes para os oitavos-de-final, seguindo-se o Shakhtar com quatro e Benfica, Basileia e Zenit com três.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.