Os ambientes ruidosos constituem um desafio para as pessoas surdas, sobretudo quando tentam perceber o que uma pessoa específica está a dizer nesse ambiente. Uma startup norte-americana criou agora óculos concebidos para ajudar — fornecendo legendas em tempo real ao utilizador.
Uma equipa de investigadores liderada por Nirbhay Narang, estudante de ciências informáticas da Universidade de Cornell, desenvolveu óculos para surdos — que mostram legendas do que as outras pessoas estão a dizer.
A tecnologia irá agora ser comercializada pela AirCaps, uma spin-off da universidade.
Com um aspeto semelhante ao de um par de óculos tradicionais de armação grossa, o dispositivo está ligado por Bluetooth a uma aplicação no iPhone do utilizador. A empresa está entretanto a criar uma versão da app para Android.
À medida que o microfone do telefone capta a voz de uma pessoa localizada perto do utilizador, um algoritmo de conversão de voz em texto baseado em IA converte as suas palavras faladas em texto que é retransmitido para os óculos.
Este texto é projetado no interior das lentes, onde o utilizador o pode ler, sendo também apresentado no ecrã do telemóvel, como cópia de segurança.
A aplicação reconhece atualmente idiomas como o inglês, espanhol, francês, italiano, chinês, alemão e português. Os utilizadores podem adicionar manualmente termos técnicos, calão ou outras palavras que não constem do seu vocabulário.
“Sou apaixonado pela interação homem-computador“, disse Narang, licenciado em ciências informáticas na Faculdade de Artes e Ciências, em comunicado da universidade. “Considero-me mais um designer do que um engenheiro e tenho amigos que já trabalham no sector dos óculos inteligentes há algum tempo”.
Segundo o comunicado, uma carga da bateria é suficiente para cinco horas de utilização, e os óculos também podem legendar as conversas de filmes nos cinemas.
Os óculos estão atualmente disponíveis para venda — para já, apenas nos Estados Unidos — através do website da empresa, onde estão listados com um preço inicial de 699 dólares (cerca de 650 euros).
Importa salientar que o uso do algoritmo de transcrição de voz para texto tem um custo adicional. Os compradores podem optar por um plano mensal de 49 dólares que lhes permite utilizar o sistema offline — ou pagar 2 dólares por hora para o usar através de um servidor online.