Óculos de Gandhi vendidos em leilão por quase 290 mil euros

Wikimedia

Mahatma Gandhi

Um par de óculos redondos que pertenceu a Mahatma Gandhi, que os teria oferecido “como um agradecimento por uma boa acção”, foi vendido por 260 mil libras (cerca de 288 mil euros), anunciou a casa de leilões East Bristol Auctions.

“Vejam o momento em que os óculos de Gandhi foram arrematados por 260.000 libras. Nós encontrámo-los apenas há quatro semanas na nossa caixa de correio, deixados lá por um senhor cujo tio os recebeu do próprio Gandhi. Um resultado incrível para um objecto incrível!”, escreveu a casa de leilões no Instagram, publicando um vídeo da venda feita na noite de sexta-feira.

Este par de óculos com aros folheados a ouro foi estimado entre 10 mil e 15 mil libras (entre 11 mil e 17 mil euros). Tinha sido colocado num envelope deixado na caixa de correio da casa de leilões.

“Um colega pegou o envelope, abriu-o e encontrou um bilhete a dizer: ‘Estes óculos pertenceram a Gandhi, ligue-me’”, disse um dos leiloeiros, Andrew Stowe, ao canal de televisão Sky News.

Depois de um telefonema para o vendedor, “procurámos, investigámos e percebemos que era uma descoberta histórica (…). Liguei de volta para o homem e ele disse: ‘Se não vale nada, livre-se dele’”, explicou o leiloeiro, acrescentando que o proprietário apanhou um susto ao saber da estimativa da casa de leilões.

Mahatma Gandhi (1869-1948) foi um líder pacifista indiano que “frequentemente oferecia os seus pares velhos ou indesejados aos necessitados ou aos que o ajudaram”, explicou a casa de leilões no seu portal na internet.

O par em questão foi dado por Gandhi na década de 1920 ao tio do actual proprietário, que na época trabalhava para a British Petroleum, na África do Sul, segundo a East Bristol Auctions. “Presume-se que tenha sido oferecido por Gandhi em agradecimento por alguma boa acção”, indicou a leiloeira.

  // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.