O oceano vai mudar de cor até ao fim deste século

O aquecimento global está a alterar significativamente o fitoplâncton dos oceanos do mundo, o que afetará a sua cor no final deste século. As regiões azuis e verdes vão ficar intensificadas.

Os satélites devem detetar essas mudanças de tom, fornecendo alertas antecipados de mudanças em larga escala nos ecossistemas marinhos, de acordo com um novo estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), publicado na revista Nature.

Os investigadores desenvolveram um modelo global que simula o crescimento e a interação de diferentes espécies de fitoplâncton ou algas, e a forma como a mistura de espécies em vários locais mudará à medida que as temperaturas aumentam em todo o mundo.

Os cientistas também simularam a maneira como o fitoplâncton absorve e reflete a luz e como o oceano muda de cor à medida que o aquecimento global afeta a composição das comunidades fitoplanctónicas.

Os investigadores conduziram o modelo até o final do século XXI e descobriram que, no ano 2100, mais de 50% dos oceanos do mundo mudariam de cor.

O estudo sugere que as regiões azuis, como as regiões subtropicais: tonar-se-ão ainda mais azuis, refletindo ainda menos fitoplâncton – e a vida em geral – nessas águas. Algumas regiões que são mais verdes hoje, como as próximas dos polos, podem ficar ainda mais verdes, já que as temperaturas mais quentes aumentam as florações de um fitoplâncton mais diversificado.

“O modelo sugere que as alterações não parecerão muito grandes a olho nu e o oceano ainda vai parecer que tem regiões azuis em regiões subtropicais e regiões verdes perto do equador e os polos”, disse Stephanie Dutkiewicz, do Departamento de Ciências Terrestres, Atmosféricas e Planetárias do MIT e no Programa Conjunto sobre Ciência e Política de Mudança Global. “O padrão básico ainda estará lá. Mas será suficientemente diferente para afetar o resto da cadeia alimentar que o fitoplâncton sustenta”.

A cor do oceano depende de como a luz solar interage com o que está na água. Apenas as moléculas de água absorvem quase toda a luz do sol, exceto a parte azul do espectro, que é refletida. Assim, regiões de oceano aberto relativamente áridas aparecem como azul profundos. Se houver organismos no oceano, podem absorver e refletir diferentes comprimentos de onda da luz, dependendo das suas propriedades individuais.

O fitoplâncton, por exemplo, contém clorofila, um pigmento que absorve principalmente nas porções azuis da luz solar para produzir carbono para a fotossíntese e menos nas porções verdes. Como resultado, mais luz verde é refletida para fora do oceano, dando às regiões ricas em algas um tom esverdeado.

Desde o final dos anos 90, os satélites têm medições contínuas da cor do oceano. Os cientistas usaram essas medidas para obter a quantidade de clorofila e, por extensão, fitoplâncton, numa determinada região oceânica. Mas Dutkiewicz diz que a clorofila não necessariamente reflete o sensível sinal da mudança climática.

Qualquer variação significativa na clorofila poderiam ser devido ao aquecimento global, mas também poderiam ser devido à “variabilidade natural” – aumentos regulares e periódicos da clorofila devido a fenómenos naturais relacionados ao clima.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não pretendo ser um corrector ortográfico e muito menos professor de português, contudo, sou absolutamente CONTRA o acordo ortográfico implantado em Portugal, onde se escrevem palavras em brasuquês que repudio terminantemente.

    Agora, nunca tinha encontrado uma palavra, mesmo em brasuquês, que nem sequer consta do novo acordo ortográfico, ou seja, no quarto parágrafo deste artigo, li a palavra “fitoplanctônicas”. Mesmo no brasuquês, não deveria ser fitoplanctónicas?

RESPONDER

Ucrânia quer aderir à NATO. Rússia opõe-se, mas EUA apoiam

O ministro da Defesa da Ucrânia anunciou esta terça-feira que pretende iniciar o processo de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês) no próximo ano, apesar da oposição de …

Abstenção do PCP no OE serve para "evitar" crescimento das forças "antidemocráticas", diz João Oliveira

O líder parlamentar dos comunistas, João Oliveira, indiciou que a "arrumação" da direita, com o aparecimento do Chega e da Iniciativa Liberal (IL), pesou na definição da estratégia política do PCP, embora não "condicione" o partido. Na …

"Bolhas domésticas" e celebrações online. As sugestões de Bruxelas para o Natal

A Comissão Europeia pediu esta quarta-feira aos países da União Europeia (UE) para definirem “critérios claros” relativamente ao Natal, devendo estipular um número máximo de pessoas por ajuntamento, incentivar “bolhas domésticas” para passar as festividades …

PSD ouviu empresários em greve de fome e apela a Governo que os receba

O líder do grupo parlamentar do PSD apelou esta quarta-feira ao Governo para que receba os empresários da restauração e da animação noturna em greve de fome em frente ao Parlamento, depois de se ter …

China acusada de violar sanções à Coreia do Norte. EUA oferecem recompensa de 5 milhões

A China está a ser acusação de uma “violação flagrante” da obrigação de aplicar sanções internacionais à Coreia do Norte. Os Estados Unidos estão a oferecer uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações. De …

Fabricante de aeronaves Embraer revela ter sido vítima de ataque informático

A fabricante aeronáutica brasileira Embraer informou esta terça-feira, em comunicado, que sofreu um ataque informático aos seus sistemas. A Embraer frisou, em comunicado divulgado aos acionistas, que o ataque “resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos …

Filho de Michael Schumacher ascende à Fórmula 1 em 2021

O alemão Mick Schumacher, filho do antigo piloto Michael Schumacher, ascende à Fórmula 1 na próxima temporada, para pilotar um dos carros da escuderia Haas, anunciou esta quarta-feira a equipa norte-americana. Atual líder do campeonato de …

Costa diz que ilegalização do Chega não é resposta, mas sim solucionar problemas

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira que a resposta política mais eficaz ao Chega não passa pela sua ilegalização, mas por solucionar os problemas sociais que alimentam o populismo e explicam a existência do partido. António Costa …

Após atropelamento que fez 5 mortos na Alemanha, polícia exclui hipótese de terrorismo

O condutor que ontem provocou cinco mortes ao atropelar várias pessoas numa zona pedonal, em Trier, mostra sinais de "distúrbios psiquiátricos", afirmou o procurador dessa cidade do oeste da Alemanha, com a polícia a descartar …

Sonangol admite sair do Millennium BCP se surgir uma "boa oportunidade"

A petrolífera angolana Sonangol, segundo maior acionista do Millennium BCP com cerca de 20%, admitiu aproveitar alguma “boa oportunidade” que surja para vender a sua participação. A informação foi transmitida pela Sonangol de Sebastião Gaspar Martins, …