Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável.

De acordo com um relatório do The Driven, um consórcio sueco apresentou um navio transportador de carros com capacidade para 6 mil a 7 mil veículos e para atravessar todo o Oceano Atlântico, ao mesmo tempo que reduz 90% das emissões de dióxido de carbono.

O Oceanbird foi desenhado como parte de um projeto colaborativo sueco, sob a liderança da empresa de design Wallenius Marine, que considera o projeto uma nova era da vela – uma vez que constitui a maior embarcação à vela do mundo.

Um teste feito no mar mostrou que o navio foi bem sucedido, e por isso o modelo deverá estar em curso até ao final de 2024, mas para já ainda está em desenvolvimento. Os testes realizados no inicio deste ano tiveram como objetivo testar a inclinação da embarcação, bem como a parte mecânica e os lemes.

O novo gigante do Atlântico apresenta um design exclusivo de cinco velas, sendo que cada uma se assemelha à asa de um avião de passageiros. O veículo movido a vento demora mais tempo a atravessar o Atlântico, mas vai ajudar a diminuir a utilização de combustível fóssil.

Segundo o The Driven, uma travessia transatlântica a bordo do Oceanbird deverá demorar 12 dias, em vez dos sete dias que atualmente demora a bordo de um navio de carga convencional. A empresa que está a desenvolver o projeto garante que este é “um projeto tecnicamente desafiador” explicando que o navio foi “projetado para transportar cargas pesadas em longas distâncias e por longos períodos de tempo”.

O navio deverá usar muito menos combustível fóssil em comparação com outros navios de carga. Atualmente, a frota mundial é de 450 grandes transportadores de automóveis, que consomem cerca de 4400 quilos de combustível fóssil por dia.

De acordo com o Interesting Engineering, a Wallenius Marine assume o projeto como “uma mistura de tecnologia aeronáutica e naval, pois avaliamos o desempenho e a segurança usando um conjunto de simulações de computador e experiências físicas.”

O Oceanbird mede aproximadamente 200 m de comprimento, 40 m de largura, e tem velas extensíveis em altura total, que deverão ser de 100 m de altura – o que representa o dobro da altura do navio mais alto existente atualmente.

Apoiado por um investimento de 27 milhões de coroas suecas (cerca de 3,5 milhões de euros) da Administração de Transporte Sueca (Trafikverket), a Oceanbird pode muito bem estar a caminho de mudar a história da indústria de navegação.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. … a área vélica relativamente à massa do barco parece-me muito desproporcional e insuficiente, mas vamos ver se eles conseguem fazer algo, para já, só fizeram um único modelo do casco em madeira, com pouco mais de um metro e que navega a motor, nem uma única vela tem. “Penso eu de que” a publicidade está muito mais optimista que a realidade, mas é essa que vende.

  2. Ai sim? E então há 500 anos as caravelas e as naus portuguesas eram movidas a quê?? Estes gajos de hoje em dia são uns fanfarrões!!

  3. Então a frota dos 450 grandes transportadores só consome 4.400kg diários de combustível?
    4400kg de fuel maritimo talvez dê para 1h num desses cargueiros de automóveis…

RESPONDER

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …

Cientistas descobrem (acidentalmente) um novo órgão dentro da cabeça humana

Uma equipa de investigadores fez uma descoberta anatómica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana. Esta "entidade desconhecida" foi identificada acidentalmente por médicos na Holanda, que …

Rui Rio prepara-se para chumbar o OE (e pressionar Costa a entender-se à esquerda)

O presidente do PSD, Rui Rio, prepara-se para anunciar aos social-democratas que o PSD vai chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, avança o semanário Expresso esta terça-feira. Os deputados do PSD vão reunir-se …

PS propõe taxar plataformas de streaming

O grupo parlamentar do PS apresentou esta semana uma alteração à proposta de lei sobre audiovisual que prevê uma nova taxa para as plataformas de 'streaming', em resposta às exigências de parte do setor do …

Estudo revela: adeptos no estádio fazem diferença nos resultados e... nos árbitros

A vantagem de jogar em casa caiu significativamente durante o confinamento. E até os árbitros alteraram os seus comportamentos. "Animal Spirits in the Beautiful Game - Testing social pressure in professional football during the COVID-19 lockdown" …

Toupeiras fêmeas desenvolvem testículos para lutar pela sobrevivência subterrânea

A evolução concedeu à toupeira fêmea uma dose de "fúria por esteróides" para a ajudar a lutar pela sobrevivência subterrânea, colocando alguns testículos nos ovários – um exemplo único de anatomia chamado ovotestis. "O desenvolvimento sexual …

"A situação está caótica": Hospital de Penafiel com vários profissionais infetados

Colaboradores de vários grupos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, estão infetados com o novo coronavírus, disse esta terça-feira a administração daquela unidade, sem precisar o número de casos. "Tal como em …

"Santo Graal". Cientistas criam o primeiro supercondutor a temperatura ambiente do mundo

Uma equipa de físicos criou o primeiro material capaz de supercondutividade em temperatura ambiente, desenvolvendo um processo que pode ajudar a "quebrar barreiras e abrir a porta a muitas potenciais aplicações". Desde a sua descoberta, há …

Planetas parecidos com a Terra costumam ter "guarda-costas"

Um grupo internacional de astrónomos, liderado por Martin Schlecker do Instituto Max Planck para Astronomia, descobriu que o arranjo de planetas rochosos, gasosos e gelados nos sistemas planetários aparentemente não é aleatório e depende apenas …