Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável.

De acordo com um relatório do The Driven, um consórcio sueco apresentou um navio transportador de carros com capacidade para 6 mil a 7 mil veículos e para atravessar todo o Oceano Atlântico, ao mesmo tempo que reduz 90% das emissões de dióxido de carbono.

O Oceanbird foi desenhado como parte de um projeto colaborativo sueco, sob a liderança da empresa de design Wallenius Marine, que considera o projeto uma nova era da vela – uma vez que constitui a maior embarcação à vela do mundo.

Um teste feito no mar mostrou que o navio foi bem sucedido, e por isso o modelo deverá estar em curso até ao final de 2024, mas para já ainda está em desenvolvimento. Os testes realizados no inicio deste ano tiveram como objetivo testar a inclinação da embarcação, bem como a parte mecânica e os lemes.

O novo gigante do Atlântico apresenta um design exclusivo de cinco velas, sendo que cada uma se assemelha à asa de um avião de passageiros. O veículo movido a vento demora mais tempo a atravessar o Atlântico, mas vai ajudar a diminuir a utilização de combustível fóssil.

Segundo o The Driven, uma travessia transatlântica a bordo do Oceanbird deverá demorar 12 dias, em vez dos sete dias que atualmente demora a bordo de um navio de carga convencional. A empresa que está a desenvolver o projeto garante que este é “um projeto tecnicamente desafiador” explicando que o navio foi “projetado para transportar cargas pesadas em longas distâncias e por longos períodos de tempo”.

O navio deverá usar muito menos combustível fóssil em comparação com outros navios de carga. Atualmente, a frota mundial é de 450 grandes transportadores de automóveis, que consomem cerca de 4400 quilos de combustível fóssil por dia.

De acordo com o Interesting Engineering, a Wallenius Marine assume o projeto como “uma mistura de tecnologia aeronáutica e naval, pois avaliamos o desempenho e a segurança usando um conjunto de simulações de computador e experiências físicas.”

O Oceanbird mede aproximadamente 200 m de comprimento, 40 m de largura, e tem velas extensíveis em altura total, que deverão ser de 100 m de altura – o que representa o dobro da altura do navio mais alto existente atualmente.

Apoiado por um investimento de 27 milhões de coroas suecas (cerca de 3,5 milhões de euros) da Administração de Transporte Sueca (Trafikverket), a Oceanbird pode muito bem estar a caminho de mudar a história da indústria de navegação.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. … a área vélica relativamente à massa do barco parece-me muito desproporcional e insuficiente, mas vamos ver se eles conseguem fazer algo, para já, só fizeram um único modelo do casco em madeira, com pouco mais de um metro e que navega a motor, nem uma única vela tem. “Penso eu de que” a publicidade está muito mais optimista que a realidade, mas é essa que vende.

  2. Ai sim? E então há 500 anos as caravelas e as naus portuguesas eram movidas a quê?? Estes gajos de hoje em dia são uns fanfarrões!!

  3. Então a frota dos 450 grandes transportadores só consome 4.400kg diários de combustível?
    4400kg de fuel maritimo talvez dê para 1h num desses cargueiros de automóveis…

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …