Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável.

De acordo com um relatório do The Driven, um consórcio sueco apresentou um navio transportador de carros com capacidade para 6 mil a 7 mil veículos e para atravessar todo o Oceano Atlântico, ao mesmo tempo que reduz 90% das emissões de dióxido de carbono.

O Oceanbird foi desenhado como parte de um projeto colaborativo sueco, sob a liderança da empresa de design Wallenius Marine, que considera o projeto uma nova era da vela – uma vez que constitui a maior embarcação à vela do mundo.

Um teste feito no mar mostrou que o navio foi bem sucedido, e por isso o modelo deverá estar em curso até ao final de 2024, mas para já ainda está em desenvolvimento. Os testes realizados no inicio deste ano tiveram como objetivo testar a inclinação da embarcação, bem como a parte mecânica e os lemes.

O novo gigante do Atlântico apresenta um design exclusivo de cinco velas, sendo que cada uma se assemelha à asa de um avião de passageiros. O veículo movido a vento demora mais tempo a atravessar o Atlântico, mas vai ajudar a diminuir a utilização de combustível fóssil.

Segundo o The Driven, uma travessia transatlântica a bordo do Oceanbird deverá demorar 12 dias, em vez dos sete dias que atualmente demora a bordo de um navio de carga convencional. A empresa que está a desenvolver o projeto garante que este é “um projeto tecnicamente desafiador” explicando que o navio foi “projetado para transportar cargas pesadas em longas distâncias e por longos períodos de tempo”.

O navio deverá usar muito menos combustível fóssil em comparação com outros navios de carga. Atualmente, a frota mundial é de 450 grandes transportadores de automóveis, que consomem cerca de 4400 quilos de combustível fóssil por dia.

De acordo com o Interesting Engineering, a Wallenius Marine assume o projeto como “uma mistura de tecnologia aeronáutica e naval, pois avaliamos o desempenho e a segurança usando um conjunto de simulações de computador e experiências físicas.”

O Oceanbird mede aproximadamente 200 m de comprimento, 40 m de largura, e tem velas extensíveis em altura total, que deverão ser de 100 m de altura – o que representa o dobro da altura do navio mais alto existente atualmente.

Apoiado por um investimento de 27 milhões de coroas suecas (cerca de 3,5 milhões de euros) da Administração de Transporte Sueca (Trafikverket), a Oceanbird pode muito bem estar a caminho de mudar a história da indústria de navegação.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. … a área vélica relativamente à massa do barco parece-me muito desproporcional e insuficiente, mas vamos ver se eles conseguem fazer algo, para já, só fizeram um único modelo do casco em madeira, com pouco mais de um metro e que navega a motor, nem uma única vela tem. “Penso eu de que” a publicidade está muito mais optimista que a realidade, mas é essa que vende.

  2. Ai sim? E então há 500 anos as caravelas e as naus portuguesas eram movidas a quê?? Estes gajos de hoje em dia são uns fanfarrões!!

  3. Então a frota dos 450 grandes transportadores só consome 4.400kg diários de combustível?
    4400kg de fuel maritimo talvez dê para 1h num desses cargueiros de automóveis…

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …