Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável.

De acordo com um relatório do The Driven, um consórcio sueco apresentou um navio transportador de carros com capacidade para 6 mil a 7 mil veículos e para atravessar todo o Oceano Atlântico, ao mesmo tempo que reduz 90% das emissões de dióxido de carbono.

O Oceanbird foi desenhado como parte de um projeto colaborativo sueco, sob a liderança da empresa de design Wallenius Marine, que considera o projeto uma nova era da vela – uma vez que constitui a maior embarcação à vela do mundo.

Um teste feito no mar mostrou que o navio foi bem sucedido, e por isso o modelo deverá estar em curso até ao final de 2024, mas para já ainda está em desenvolvimento. Os testes realizados no inicio deste ano tiveram como objetivo testar a inclinação da embarcação, bem como a parte mecânica e os lemes.

O novo gigante do Atlântico apresenta um design exclusivo de cinco velas, sendo que cada uma se assemelha à asa de um avião de passageiros. O veículo movido a vento demora mais tempo a atravessar o Atlântico, mas vai ajudar a diminuir a utilização de combustível fóssil.

Segundo o The Driven, uma travessia transatlântica a bordo do Oceanbird deverá demorar 12 dias, em vez dos sete dias que atualmente demora a bordo de um navio de carga convencional. A empresa que está a desenvolver o projeto garante que este é “um projeto tecnicamente desafiador” explicando que o navio foi “projetado para transportar cargas pesadas em longas distâncias e por longos períodos de tempo”.

O navio deverá usar muito menos combustível fóssil em comparação com outros navios de carga. Atualmente, a frota mundial é de 450 grandes transportadores de automóveis, que consomem cerca de 4400 quilos de combustível fóssil por dia.

De acordo com o Interesting Engineering, a Wallenius Marine assume o projeto como “uma mistura de tecnologia aeronáutica e naval, pois avaliamos o desempenho e a segurança usando um conjunto de simulações de computador e experiências físicas.”

O Oceanbird mede aproximadamente 200 m de comprimento, 40 m de largura, e tem velas extensíveis em altura total, que deverão ser de 100 m de altura – o que representa o dobro da altura do navio mais alto existente atualmente.

Apoiado por um investimento de 27 milhões de coroas suecas (cerca de 3,5 milhões de euros) da Administração de Transporte Sueca (Trafikverket), a Oceanbird pode muito bem estar a caminho de mudar a história da indústria de navegação.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. … a área vélica relativamente à massa do barco parece-me muito desproporcional e insuficiente, mas vamos ver se eles conseguem fazer algo, para já, só fizeram um único modelo do casco em madeira, com pouco mais de um metro e que navega a motor, nem uma única vela tem. “Penso eu de que” a publicidade está muito mais optimista que a realidade, mas é essa que vende.

  2. Ai sim? E então há 500 anos as caravelas e as naus portuguesas eram movidas a quê?? Estes gajos de hoje em dia são uns fanfarrões!!

  3. Então a frota dos 450 grandes transportadores só consome 4.400kg diários de combustível?
    4400kg de fuel maritimo talvez dê para 1h num desses cargueiros de automóveis…

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …