OCDE: Portugal gastou menos 2,2% em saúde quando chegou a crise

Tânia Rêgo / ABr

foto: Tânia Rêgo / ABr

foto: Tânia Rêgo / ABr

Portugal gastou menos 2,2% na saúde entre 2009 e 2011, os primeiros anos da crise, revertendo a tendência de aumento médio entre 2000 e 2009 de 1,8%, revela o relatório “Health at a Glance 2013”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

Segundo a OCDE, os primeiros anos de crise económica internacional inverteram  a tendência de aumento constante dos gastos com a saúde, com 11 dos 33 países da organização a chegarem a gastar menos neste setor.

A despesa total em saúde caiu em um em cada três países da OCDE entre  2009 e 2011, com os mais atingidos pela crise a serem os mais afetados”,  lê-se no relatório agora divulgado.

Entre as áreas mais afetadas por esta mudança na tendência de aumento dos gastos em saúde estão o preço dos bens médicos, especialmente medicamentos,  restrições orçamentais e cortes nos gastos dos hospitais, diz o relatório,  que sublinha ainda que mais de três quartos dos países da OCDE cortaram  em programas de prevenção em 2011 face a 2010, e metade gastou menos do  que em 2008.

Enquanto em Portugal o corte situou-se nos 2,2%, a Grécia, o país mais afetado pela crise económica, viu os seus gastos  com a saúde diminuírem 11,1% entre 2009 e 2011, e a Irlanda gastou menos  6,6% nesse período.

“Os cortes em programas rentáveis [comparando o custo com o benefício] de combate à obesidade, uso abusivo do álcool e tabaco são uma fonte de  preocupação”, diz o relatório, lembrando que quaisquer benefícios de curto  prazo nestes cortes são provavelmente anulados pelos gastos mais avultados  a longo prazo não só na própria despesa do Estado, mas também na saúde dos  cidadãos.

As reduções na oferta de cuidados de saúde e as alterações ao financiamento – chamando os cidadãos a pagarem mais – estão a afetar o acesso à saúde,  nota a OCDE, exemplificando com os tempos de espera para algumas cirurgias em Portugal, Espanha, Inglaterra e Irlanda, que “depois de anos de melhoramento, estão agora a aumentar“.

Para a organização, que reúne a maioria dos países  mais avançados do mundo, os dados comprovam a importância de “os países  tornarem os seus sistemas de saúde mais produtivos, eficientes e financeiramente  comportáveis”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ativista Greta Thunberg arrasa congressista republicano nos EUA

Com tranquilidade e humor, a ambientalista sueca de 16 anos Greta Thunberg mostrou na quarta-feira que é um osso duro de roer em pleno Congresso dos Estados Unidos (EUA), ao devolver o argumento usado por …

Conselho de Disciplina nega recurso e confirma suspensão de Bruno Fernandes

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) rejeitou esta sexta-feira o recurso apresentado pelo Sporting relativo à expulsão de Bruno Fernandes, tendo mantido a partida de suspensão aplicada ao médio leonino. Em …

Mães acusam escola em Lisboa de racismo na divisão de turma

A Escola Básica S. Vicente, em Telheiras, Lisboa, foi acusada de fomentar a divisão racial e está a ser investigada pela Inspecção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).  Foi Sandra Monteiro, de 36 anos, assistente técnica num …

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …

MP e PJ investigam contratos do filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar os dois contratos assinados entre o filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil e a Universidade do Porto em 2018 e em …