Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido cerca de 13 mil milhões de ocasiões perdidas.
Uma investigação com 4.000 adultos que vivem em cidades europeias revelou, recentemente, que, durante a pandemia, mais de dois terços perderam o hábito de se encontrarem num café com um amigo ou um familiar, segundo a marca de cafés premium Julius Meinl.
A maioria dos inquiridos perdeu o contacto social e 81% disseram que conversar com um amigo ou até um estranho teve um impacto positivo no seu bem-estar.
O estudo, cujos resultados são avançados pelo EuropaPress, foi conduzido pela marca de café e pela OnePoll nas cidades de Londres, Viena, Milão e Bucareste, em abril deste ano.
Entre março de 2020 e março de 2021, os habitantes das cidades europeias perderam, em média, um quarto das conversas que costumavam ter com estranhos.
Os londrinos, por exemplo, perderam 6,3 milhões de oportunidades de conhecer alguém novo, enquanto os vienenses perderam 2,5 milhões. Já os habitantes de Milão perderam 2,1 milhões de oportunidades de conhecer novas pessoas.
A Julius Meinl perguntou aos moradores das cidades se a postura deles em relação a desconhecidos havia mudado durante a pandemia e, entre os entrevistados, 36% disseram que atualmente são mais propensos a dizer “olá” a um desconhecido do que eram antes da pandemia.
Um em cada dez inquiridos disse que estaria muito mais propenso a dizer “olá”, alegando que agora se sentia “mais conectado” com outras pessoas em consequência da crise mundial.
Apenas 20% disseram estar menos propensos a dizer “olá”. Entre as restrições para iniciar uma nova conversa estão a falta de confiança, o nervosismo ao falar com as pessoas e o medo da propagação do vírus.
Ainda assim, os londrinos são os mais sociáveis, uma vez que quase a metade (48%) afirmou que estaria mais propenso a dizer “olá” e um em cada cinco (20%) estaria muito mais propenso.
Apenas 12% disseram que estariam menos propensos em comparação com um quarto daqueles que vivem em Bucareste e Milão.
O EuropaPress escreve ainda que um em cada cinco entrevistados disse que o lugar mais provável onde iniciariam uma nova conversa seria num café.
Para apoiar cafés, hotéis e restaurantes de todo o mundo à medida que começam a reabrir, a Julius Meinl vai aumentar as conexões em torno do café com a campanha “Diga Olá“.
A partir de 1 de junho de 2021, os consumidores desta marca de café serão incentivados a “Dizer Olá” a um amigo ou desconhecido, presenteá-los com uma chávena de café e partilhar um momento juntos.