“Obsessão” de Salvini com migrantes fez diminuir 80% das chegadas a Itália

O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, afirmou na quinta-feira que a “sua obsessão” com as migrações resultou na queda em 80% das chegadas de migrantes ao país face há um ano.

“É obvio, que a minha obsessão serviu para qualquer coisa”, disse Matteo Salvini numa conferência de imprensa, depois de ter presidido a uma reunião anual das direções de todas as forças policiais, noticiou a agência Lusa.

“O declínio é de 80% num ano, reduzimos o número de mortos e desaparecidos e reduzimos o número de pedidos de asilo pendentes”, indicou, adiantando que o que for poupado com o acolhimento dos estrangeiros será utilizado para “contratar 8.000 homens e mulheres para as forças policiais”.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, por sua vez, criticou a “concentração obsessiva” de Matteo Salvini reduzindo-a à fórmula “‘portos fechados'”, numa carta aberta e contundente para com o ministro, que está em rutura com o chefe do Governo desencadeando uma crise política em Itália.

“Estou feliz com minha obsessão”, afirmou Matteo Salvini aos jornalistas, esclarecendo que recebeu os parabéns de diversos governos pelos seus esforços contra a “imigração ilegal”, nomeadamente, de Israel, Estados Unidos, Brasil e da Alemanha.

De acordo com o relatório anual do Ministério do Interior divulgado na quinta-feira, um total de 8.691 migrantes, incluindo 1.119 menores sozinhos, desembarcaram na costa italiana nos últimos doze meses (de agosto de 2018 a julho de 2019), o que representa uma redução de 80% em relação a igual período anterior.

Alessandro Di Meo / EPA

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte

O documento refere ainda que os migrantes chegaram em barcos da Tunísia (36,8%), Líbia (22,3%), Turquia (21%), Grécia (10,8%) e da Argélia (9,1%).

No final de julho, o número acumulado destes migrantes na Itália totalizavam 105.142, menos 34% que há um ano.

O acolhimento dos migrantes custou à Itália cerca de 500 milhões de euros nos últimos doze meses, contra 1,2 mil milhões entre agosto de 2017 e julho de 2018 e os pedidos de asilo (36.250) diminuíram em 56%.

“Vemo-nos no próximo ano”, disse Matteo Salvini aos jornalistas no final da conferência de imprensa, procurando transmitir que estará no Governo em agosto de 2020, uma vez que acabou de romper com a coligação que integrava e que está no poder.

A conferência anual deste ano realizou-se em Castel Volturno, num ‘resort’ à beira-mar, uma zona que é controlado pela Camorra (a máfia da napolitana), sendo também um centro de tráfico de drogas e prostituição. No verão anterior, Matteo Salvini tinha estado na Calábria, em San Luca, o reduto da “Ndrangheta”, a máfia calabresa.

TP, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Caro Eu!
      Augusto Santos Silva é Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
      E apesar de o ser, ninguém lhe chama “senhor vice-primeiro-ministro”.

      • Vice-Primeiro Ministro é uma coisa, Ministro dos Negócios Estrangeiros é outra!
        O Santos Silva não é Vice-Primero Ministro.
        O Salvini, por acaso, acumula os dois cargos, sendo claramente o cargo de Vice-Primeiro Ministro o mais relevante até pela sua posição na coligação do Governo Italiano.

RESPONDER

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …

Polícia recupera cópia roubada de "Salvator Mundi" de Leonardo da Vinci, a pintura mais cara do mundo

Uma cópia do século XVI do "Salvator Mundi" de Leonardo da Vinci, a pintura mais cara do mundo, foi recuperada pela polícia depois de ter sido roubada de um museu em Nápoles, em Itália. A obra, …