Objetos pessoais de Margaret Thatcher vão a leilão

Williams, U.S. Military / Wikimedia

Margaret Thatcher, antiga primeira-ministra britânica conhecida como a "Dama de Ferro"

Margaret Thatcher, antiga primeira-ministra britânica conhecida como a “Dama de Ferro”

Cerca de 350 “objetos pessoais e históricos” da antiga primeira-ministra britânica vão ser leiloados em Londres em dezembro, anunciou esta terça-feira a leiloeira Christie’s.

Os objetos incluem cópias de discursos, carteiras de mão, roupas e joias de Margaret Thatcher (1925-2013) e a receita da venda, estimada em cerca de 650.000 euros, será dividida pelos filhos, Mark e Carol, e pelos netos.

Cerca de 150 das peças vão ser leiloadas a 15 de dezembro na sede da Christie’s e as restantes 200 vendidas através da Internet entre 3 e 16 de dezembro.

A peça mais valiosa é um colar de esmeraldas e diamantes da casa de joalharia de luxo Chaumet, avaliado em mais de 120.000 libras, cerca de 168.000 euros.

Os lotes incluem outros objetos emblemáticos, como a famosa pasta de cabedal vermelho na qual a “Dama de Ferro” transportava documentos confidenciais, cópias assinadas de alguns dos seus principais discursos, uma escultura de uma águia oferecida pelo presidente norte-americano Ronald Reagan e até o seu vestido de casamento.

Ao anunciar os leilões, a Christie’s destacou que eles “representam oportunidades únicas” e se realizam no ano em que Thatcher, que morreu a 8 de abril de 2013, celebraria 90 anos de idade e 25 anos do fim do seu mandato de onze anos como chefe do governo.

Os objetos de Thatcher foram inicialmente oferecidos ao Victoria and Albert Museum, em Londres, o maior museu de design e artes decorativas, mas “educadamente recusados” por serem “registos da história política britânica mais adequados a outra coleção cujo foco seja o seu valor histórico e social intrínseco”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja'bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas. O menino não tem pele na maior parte do …

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …