/

Eis FarFarOut: o objeto mais distante do Sistema Solar

NASA/JPL-Caltech

Recorrendo a poderosos telescópios, uma equipa de cientistas do Instituo de Carnegie de Washington, nos Estados Unidos, encontrou o objeto mais distante da Terra até agora localizada no Sistema Solar – e vai muito para lá de Plutão.

A equipa, liderada pelo astrónomo Scott Sheppard, estava a tentar confirmar a presença de um planeta gigante, o mítico planeta que foi provisoriamente denominado de Planeta X ou Planeta Nove, quando se deparou com um marco espacial.

No passado dia 20 de fevereiro, o cientistas ia fazer uma apresentação sobre os resultados desta investigação, mas o evento acabou por ser cancelado devido ao mau tempo que assolou a capital norte-americana.

“Ontem nevou e eu, como não tinha nada que fazer, voltei a confirmar alguns dos nossos antigos dados“, começou por contar o especialista durante a apresentação, que se realizou no dia seguinte ao que estava inicialmente programado.

“Na verdade, encontrei este objeto na noite passada”, reiterou, referindo-se ao corpo espacial que, para já, é apelidado de FarFarOut. O objeto encontra-se a cerca de 140 unidades astronómicas do Sol (uma destas unidades é equivalente à distância média entre a Terra e o Sol). Ou seja, o novo objeto está 3,5 vezes mais longe do que Plutão.

A confirmarem-se os dados avançados por Sheppard, a descoberta vai ultrapassar uma outra realizada pela mesma equipa no ano passado, quando detetaram o objeto 2018 VG18 – também batizado como FarOut -, que se localizada a 120 unidades astronómicas do Sol.

Segundo apontam as observações, é provável que o corpo tenha cerca de 500 quilómetros de diâmetro, o que significaria que o objeto em causa é um planeta esférico e anão. O corpo teria ainda uma tonalidade rosa, sugerindo que é rico em gelo.

As órbitas do FarOut e do “recordista” FarFarOut são as mais recentes descobertas de um projeto de investigação de uma década que analisa dados dos cantos mais distantes do nosso Sistema Solar. Para esta investigação, os cientistas recorreram a poderosos telescópios óticos, entre os quais, o telescópio Blanco (4 metros de diâmetro), no Chile, e o telescópio Subaru (8 metros de diâmetro), localizado no Havai.

Os cientistas estão a explorar estes objetos longínquos dos Sistema Solar para tentar compreender a influência gravitacional do misterioso (e ainda hipotético) Planeta X.

ZAP // SputnikNews / RT

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.