/

Um objecto misterioso está a enviar sinais de rádio a partir do centro da galáxia

1

Susan Stolovy / NASA

Centro galáctico

A fonte dos sinais é altamente polorizada e variável e partilha algumas características com objectos já conhecidos.

Há uma nova fonte de sinais de rádio localizada perto do centro da galáxia que está a intrigar os cientistas. Chama-se ASKAP J173608.2-321635 e até agora os astrónomos ainda não descobriram que tipo de objecto cósmico é, escreve o Science Alert.

Os resultados foram detalhados num estudo publicado no The Astrophysical Journal e já estão disponíveis no servidor arXiv.

“Apresentamos a descoberta e a caracterização do ASKAP J173608.2-321635: uma altamente polorizada fonte de rádio variável localizada perto do centro galáctico e sem um claro correspondente multi-comprimento de onda”, explicou a equipa de atrónomos liderada por Ziteng Wang da Universidade de Sydney.

O ASKAP J173608.2-321635 pode representar parte de uma nova classe de objectos que estão a ser encontrados através de pesquisas de imagens de rádio, avançam os cientistas, que explica que a descoberta foi feita usando o Australian Square Kilometre Array Pathfinder (ASKAP), um dos telescópios de rádio mais sensíveis já construídos.

O objecto oscila bastante, podendo enviar ondas de rádio durante semanas a fio e depois desaparecer. O sinal é também muito polarizado. O ASKAP J173608.2-32163 pode acabar por ser um tipo de objecto já conhecido, mas mesmo que o seja, é provável que acabe por alargar a definição desse mesmo objecto.

A fonte das ondas é bastante enganadora e não apareceu em raios X, observações de infravermelho próximas ou arquivos de recolha de dados de rádio feitas com vários instrumentos usados pelos investigadores.

Resta aos cientistas tentar desvendar o mistério. A polarização sugere dispersão e magnetização, possivelmente devido em parte ao pó e campos magnéticos no meio interestelar entre o nosso planeta e fonte, mas há também a possibilidade da fonte em si ser magnetizada.

Há vários tipos de estrelas que são conhecidos por variar nas ondas de rádio, como estrelas com clarões frequentes ou binárias próximas com cromoesferas activas ou que eclipsem uma à outra – mas a falta de detecção com os raios X torna este cenário pouco provável.

O objecto partilha algumas propriedades com um tipo de sinal misterioso identificado perto do centro galáctico, conhecido como o Transiente de Rádio do Centro Galáctico. Já foram identificados três destes sinais nos anos 2000 e mais três estão à espera de informações, sendo as suas fontes também desconhecidas.

“Aumentar a cadência de pesquisas e comparar os resultados deste estudo com outras regiões vai ajudar-nos a entender verdadeiramente quão único o ASKAP J173608.2-321635 é e se está relacionado com o plano galáctico, o que ultimamente nos deve ajudar a definir a sua natureza”, rematam os investigadores.

ZAP //

1 Comment

  1. Deve ser a rádio Moscovo, o Lenine e mais os seus camaradas do ocidente a tentarem contaminar o planeta com nova variante de comunismo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.