/

Obesidade pode ser “contagiosa” entre jovens

Um estudo recente sugere que a obesidade pode ser “contagiosa” entre jovens que estejam rodeados de adolescentes com excesso de peso ou obesos.

Segundo um novo estudo, jovens que convivem com muitas crianças obesas ou com excesso de peso tendem a ver os corpos dos seus colegas e amigos como o ideal. Isto pode levar a que esses mesmos jovens acabem por ficar com excesso de peso, sugerem os investigadores.

“As taxas mais altas de obesidade podem normalizar o peso prejudicial na adolescência e dificultar a prevenção da obesidade”, disse a autora do estudo, a investigadora Ashlesha Datar, citada pelo WebMD. O estudo publicado esta semana na revista científica JAMA Network Open teve em consideração dados estatísticos de 401 jovens.

Foi apresentado um conjunto de figuras corporais de diferentes tamanhos e os jovens tinham de escolher aquele que, para eles, seria mais próximo do ideal.

“Os adolescentes que estavam localizados em países com taxas mais altas de obesidade tinham maior probabilidade de escolher um número que refletisse um tamanho corporal maior, em comparação com os adolescentes que eram de países com taxas mais baixas de obesidade”, elucidou Datar.

A investigadora confessa não saber como compensar o ambiente dos adolescentes e levá-los a optar por tipos de corpo mais saudáveis. “Talvez educar os adolescentes sobre peso saudável e formas de lidar com a pressão social e as normas em torno do tamanho do corpo possa ajudar”, equacionou.

Se a obesidade se tornar algo mais banal nas redes sociais, David Katz, presidente da True Health Initiative, que promove estilos de vida saudáveis, diz que pode também servir para acabar com o estigma e aliviar o fardo histórico do bullying e do abuso. “Isto é tudo muito bom”, reconhece.

Todavia, normalizar a obesidade pode induzir em apatia na prevenção e gestão, o que pode ter um alto custo para a saúde, alertou Katz.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.