O verdadeiro tamanho da caverna de água doce mais funda do mundo é um mistério

Czech Tourism

Mergulhadores exploram o Abismo de Hranice

A verdadeira profundidade do Abismo de Hranice continua a escapar aos cientistas que a tentam descobrir.

O Abismo de Hranice, na República Checa, é a caverna de água doce mais profunda conhecida no planeta.

Alguns cientistas sugerem que pode estender-se até uma profundidade de 1 quilómetro, mas nunca ninguém conseguiu realmente descobrir quão profunda é esta caverna.

Em 2016, um mini-submarino operado remotamente nadou pelas entranhas do Abismo de Hranice e conseguiu chegar a uma profundidade de 473,5 metros — três vezes mais do que a altura da Torre Vasco da Gama, em Lisboa.

Sabe-se no entanto que o mini-submarino poderia ter ido muito mais longe, mas a sua viagem ao fundo da caverna foi limitada pela extensão seu cabo de comunicação de fibra ótica.

Em 2020, um estudo, cujos resultados foram publicados no Journal of Geophysical Research: Earth Surface, usou um levantamento geofísico para analisar a forma da caverna subaquática, e concluiu que ela se estende a profundidades de cerca de 1000 metros.

No entanto, esta é ainda uma estimativa — que pode ser bastante aproximada, mas a verdadeira extensão do sistema de cavernas inundadas permanece um mistério.

Há algumas teorias fascinantes sobre a razão pela qual esta caverna subaquática, também conhecida como Hranická Propast, é tão profunda.

Alguns cientistas sugerem que os túneis subaquáticos cavernosos foram esculpidos por águas de chuva e de degelo ligeiramente ácidas, que dissolveram lentamente o calcário circundante.

Outros sugerem que o Abismo de Hranice poderá ter sido formado por forças ascendentes — em vez de uma enxurrada de água, a caverna terá sido rasgada pela subida de água subterrânea ácida evaporada no subsolo pela proximidade do manto da Terra, que dissolveu a rocha calcária ao subir.

Não é fácil no entanto identificar o tamanho da caverna ou a sua origem. Por vários motivos, explorá-la é um verdadeiro pesadelo, conta o IFLS.

Em primeiro lugar, as águas são turvas, cheias de troncos de árvores apodrecidos, madeira e folhagem que caíram na caverna.

Além disso, a água é extremamente ácida e pode provocar lesões na pele dos mergulhadores, caso não a tenham devidamente protegida.

Finalmente, o ar que se encontra na caverna. É tão denso e com uma tal concentração de dióxido de dióxido de carbono, que se torna extremamente difícil respirar. Estes obstáculos, no mínimo irritantes, tornam o estudo do Abismo de Hranice muito difícil.

No entanto, à medida que os veículos operados remotamente e as técnicas de levantamento geofísico se tornam mais eficientes, é provável que os investigadores consigam chegar a uma estimativa mais precisa da profundidade da caverna — e revolver o mistério do Abismo de Hranice.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.