/

O uísque mais caro do mundo vai a leilão

Sotheby's

O uísque Macallan Adami 1926 será leiloado na Sotheby’s no dia 18 de novembro

Célebre barril foi destilado em 1926 e envelhecido em cascos de xerez durante seis décadas antes de ser engarrafado em 1986. Apenas 40 garrafas foram produzidas e nunca estiveram disponíveis para compra. Diz-se que uma delas foi destruída num terramoto no Japão em 2011.

Uma garrafa de uísque malte único da destilaria The Macallan vai ser leiloada em novembro e tem um preço estimado de até 1,2 milhões de libras esterlinas, o equivalente a 1,37 milhões de euros, segundo a casa de leilões Sotheby’s.

Segundo alguns especialistas, o Macallan 1926 é conhecido como o uísque escocês mais cobiçado. Tal foi confirmado quando uma garrafa semelhante foi vendida em 2019 pelo valor recorde de 1,5 milhões de libras (1,72 milhões de euros). Esta venda será a primeira de uma garrafa deste barril desde então.

O célebre barril foi destilado em 1926 e envelhecido em cascos de xerez durante seis décadas antes de ser engarrafado em 1986. Apenas 40 garrafas foram produzidas e nunca estiveram disponíveis para compra — algumas foram oferecidas aos principais clientes da The Macallan.

Os montantes arrecadados nos leilões destas garrafas ao longo dos anos têm sido extraordinários.

O Macallan Adami 1926 será vendido na Sotheby’s, em Londres, no dia 18 de novembro, com uma estimativa de valor entre 750 mil libras (860 mil euros) e 1,2 milhões de libras (1,37 milhões de euros).

Jonny Fowle, director global de bebidas exóticas da Sotheby’s, afirmou: “O Macallan 1926 é o uísque que todo o leiloeiro deseja vender e que todo o colecionador deseja possuir.”

“Estou entusiasmado por levar uma garrafa a um leilão da Sotheby’s pela primeira vez desde que estabelecemos o recorde desta série há quatro anos,” disse.

A Sotheby’s referiu que as 40 garrafas do barril de 1926 foram rotuladas de diferentes maneiras. Um máximo de 14 foram decoradas com os rótulos icónicos Fine e Rare (Fino e Raro), uma das quais foi a garrafa recorde vendida em 2019.

Duas garrafas foram lançadas sem qualquer rótulo. Destas, uma foi pintada à mão pelo artista irlandês Michael Dillon. Quando vendida em 2018, tornou-se a primeira garrafa de uísque a ultrapassar o valor de 1 milhão de libras (cerca de 1,15 milhões de euros).

Das restantes garrafas, 12 foram rotuladas pelo artista pop Peter Blake e outras 12 foram desenhadas pelo pintor italiano Valerio Adami.

Embora tenham sido produzidas 12 garrafas de The Macallan Adami 1926, não se sabe quantas delas ainda existem. Diz-se que uma delas foi destruída num terramoto no Japão em 2011, e acredita-se que pelo menos uma tenha sido aberta e consumida.

// BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.