O supervulcão mais perigoso da Europa pode estar a preparar uma erupção

Web Gallery of Art / Wikimedia

Os Campos Flégreos, na região de Nápoles, pintura de Michael Wutky, 1780

Campi Flegrei, o há longo tempo adormecido ‘supervulcão’ localizado perto de Nápoles, em Itália, está a mostrar sinais de que poderá estar a aproximar-se de uma erupção.

Um estudo recente sugere que a crosta do supervulcão Campi Flegrei, ou Campos Flégreos, está a tornar-se mais frágil e propensa a rupturas, o que poderia aumentar a possibilidade de uma erupção.

Esta é a primeira vez que tais condições são notadas desde a última erupção do vulcão, em 1538. O Campi Flegrei está ativo há 60 mil anos, tendo a caldeira sido formada durante duas grandes erupções explosivas.

“O nosso estudo confirma que o Campi Flegri está a aproximar-se da ruptura”, diz Christopher Kilburn, investigador da University College London e autor principal do estudo, publicado esta sexta-feira na Communications / Earth & Environment.

Com uma caldeira com a pouco habitual forma de uma suave depressão que se estende por 15 km, na qual vive meio milhão de pessoas, o vulcão Campi Flegrei é considerado um dos mais perigosos da Europa, realça o EurekAlert.

A sua maior erupção, há 39.000 anos, formou a atual caldeira. Se uma tal erupção voltasse a acontecer, poderia ter consequências globais devastadoras, incluindo tsunamis massivos, disseminação de enxofre e cinza tóxica, e um possível inverno global prolongado que resultaria em falhas de colheitas e extinções em massa.

Apesar destas conclusões, os cientistas, incluindo o autor principal do estudo, Christopher Kilburn, alertam que não é certo que aconteça uma erupção.

Embora o enfraquecimento da crosta aumente a possibilidade de ruptura, a localização precisa do magma em ascensão também desempenha um papel crucial na determinação de se ocorrerá uma erupção.

Campi Flegrei, que significa “campos ardentes” ou “campos de fogo”, consiste numa vasta rede de 24 crateras e edifícios.

Apesar de muitas vezes ser rotulado como um supervulcão, ainda não foi definitivamente categorizado como tal. Um supervulcão é capaz de causar erupções da maior magnitude no Índice de Explosividade de Vulcões, emitindo mais de 1000 km3 de material.

O vulcão tem mostrado sinais de atividade desde meados do século XX, com aumentos de atividade nas décadas de 1950, 1970 e 1980.

Nos últimos anos, o terreno sob a cidade de Pozzuoli, situada no topo do vulcão, tem subido cerca de 10 centímetros anualmente. A área também tem vivenciado um aumento em sismos menores.

Os cientistas ligaram esta atividade subterrânea ao gás vulcânico que se infiltra na crosta abaixo de Campi Flegrei, fazendo com que a crosta se estique e escorregue. Se gás suficiente entrar na crosta, o calor e a pressão resultantes podem empurrar as rochas para além dos seus limites, potencialmente levando a rupturas e erupções.

No entanto, a probabilidade de uma erupção permanece incerta.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.