/

O supersecreto X-37B volta ao Espaço para bater recorde

Pela sétima vez, a 10 de dezembro, o avião espacial X-37B da Força Aérea dos EUA. Na última ocasião, de 2020 a 2022, bateu o recorde de 908 dias em órbita, mas agora os envolvidos dizem que há capacidade para fazer mais e melhor.

O supersecreto vaivém espacial militar X-37B, da Força Aérea dos EUA, vai voltar o Espaço pela sétima vez.

De acordo com informações obtidas pela New Scientist, há perspetivas, dentro da Defesa norte-americana, de esta seja a missão mais alta e longa do avião espacial até agora.

No conjunto das últimas seis missões, o X-37B – que se parece superficialmente com um Space Shuttles da NASA, mas não tripulado e muito menor – passou 3774 dias no Espaço.

Na última viagem, bateu o recorde de mais tempo em órbita: 908 dias, cerca de dois anos e meio.

Em cinco desses voos, o avião foi lançado com recurso aos foguetões Atlas V e, no último, já usou um dos foguetões Falcon 9 da SpaceX – mas todos permaneceram em órbita terrestre baixa (geralmente definida como menos de 1000 quilómetros acima da superfície).

Agora, o voo que se aproxima, será lançado em cima de outro foguetão da SapceX, o Falcon Heavy, que é cerca de três vezes mais poderoso que o Atlas V e o Falcon 9, sendo capaz de transportar naves espaciais muito além dos “1000 quilómetros”.

A Força Espacial norte-americana diz que esta missão verá o avião espacial “operar em novos regimes orbitais” – o que sugere que esta pode ser a missão mais alta e longa do X-37B até agora.

Missões ultrassecretas

O cariz destas missões da Força Aérea norte-americana é sempre muito secreto.

Os detalhes sobre o propósito do X-37B são escassos, embora esteja claro que foi projetado para servir como um teste para capacidades avançadas de voo espacial.

Os parâmetros orbitais exatos das missões anteriores não foram divulgados pelo governo dos EUA, mas tanto quanto a maioria dos observadores pode dizer, é em grande parte um teste experimental para novas capacidades espaciais.

No caso da missão que descola a 10 de dezembro (domingo), o pouco que se pode saber é que “a Missão 7 do X-36B irá… construir sobre os anteriores experimentos de voo espacial humano de longa duração da NASA para avaliar o impacto do ambiente espacial em sementes de plantas”, revelou Laura McAndrews, representante da Força Aérea dos EUA, citada pela New Scientist.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.