Nunca saberemos se os jogos do Mario podem ser concluídos sem os jogarmos. Os computadores não nos contam se sabem passar ou não os níveis à medida que estes ficam cada vez mais difíceis.
É impossível, segundo investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, determinar se determinados níveis dos jogos do Super Mario podem ser concluídos sem os jogar, com recurso a ferramentas computacionais.
Erik Demaine e a sua equipa aplicaram princípios da complexidade computacional — o campo que estuda a dificuldade e o tempo necessário para resolver problemas algoritmicamente — para analisar a popular franquia de jogos de vídeo da Nintendo.
A equipa concluiu que descobrir se alguns níveis são completáveis se enquadra numa categoria de problemas conhecida como NP-difícil, em que a complexidade cresce exponencialmente e se torna praticamente insolúvel por computadores, exceto nos casos mais pequenos, segundo a New Scientist.
A resolução dos níveis de edições como New Super Mario Bros e Super Mario Maker não só é computacionalmente difícil, como é completamente impossível. São problemas RE-completos ou indecidíveis, além do âmbito das soluções computacionais, independentemente do tempo ou do poder computacional disponível.
Contra-máquina dentro do ambiente do Mario
O estudo envolveu a modificação dos níveis dos jogos: foi colocado um número invulgarmente elevado de inimigos em determinados locais, ultrapassando os limites de dificuldade impostos pelos editores do jogo.
A dificuldade extrema permitiu à equipa construir o que é conhecido como uma contra-máquina dentro do ambiente do jogo, transformando efetivamente o nível do jogo numa espécie de computador funcional.
Esta manipulação ligou o jogo ao problema da paragem — um famoso dilema na informática que diz ser geralmente impossível prever se um determinado programa de computador acabará por parar ou continuará a funcionar indefinidamente.
Ao relacionar a conclusão do jogo com o fim de uma computação específica, os investigadores estabeleceram que, tal como o problema da paragem não pode ser resolvido de forma definitiva, também não pode ser resolvida a conclusão destes níveis de Super Mario especialmente concebidos.
“Não sabemos como provar que um jogo é divertido, não sabemos o que isso significa matematicamente, mas podemos provar que é difícil e isso talvez nos dê uma ideia da razão pela qual é divertido”, diz Demaine: “Gosto de pensar no difícil como… um substituto para o divertido”.
“Consegue chegar ao fim? Não existe nenhum algoritmo que possa responder a essa pergunta num período de tempo finito“, explica. “A ideia é que só conseguirá resolver este nível Mario se esta computação em particular terminar, e sabemos que não há forma de determinar isso, pelo que não há forma de determinar se consegue resolver o nível”, conclui.