O sono dos bebés do séc. XXI, vigiado por pulseiras com sensores

Sproutling

A moda dos "wearables" chegou ao sono dos bebés, para descanso, ou não, dos pais.

A moda dos “wearables” chegou ao sono dos bebés, para descanso, ou não, dos pais.

A norte-americana Sproutling, uma startup fundada por ex-engenheiros da Apple e Google, está apostada em trazer para o mercado o verdadeiro monitor de bebés do século XXI.

O Sproutling Baby Monitor substitui os tradicionais sistemas de vídeo e áudio por uma pulseira com sensores que se coloca no tornozelo do bebé.

Trata-se do primeiro produto da empresa, está disponível para pré-venda, por cerca de 186 euros, a partir desta quinta-feira – as primeiras encomendas começarão a ser entregues em Março de 2015 – e foi concebido para ser usado em bebés a partir dos seis meses.

Ao contrário dos monitores mais recentes, não tem câmara. Porém, está equipado com sensores que monitorizam o sono, permitindo aos pais saber não só se o bebé está a dormir, mas também em que fase do sono está e quando vai acordar. Para além disso, mede a temperatura corporal, o ritmo cardíaco, o movimento e, claro, capta som.

O Sproutling Baby Monitor recolhe também informação sobre as condições exteriores, como a temperatura, humidade e ruído. Todos estes dados são comunicados em permanência via bluetooth, através de uma aplicação para smartphone.

 

De acordo com a empresa, o sensor é feito em silicone de elevada qualidade e é lavável. O seu desenvolvimento resultou de uma campanha de angariação de fundos, lançada há menos de um ano, que angariou 2,6 milhões de dólares, uma quantia bem reveladora do interesse dos investidores e do mercado neste tipo de dispositivos.

Muitos poderão defender tratar-se de informação a mais, que pode deixar os pais ainda mais ansiosos. Mas a verdade é que nada tranquiliza mais os pais – em particular os de “primeira viagem” – do que saber que o seu bebé está a dormir descansado.

 

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …