/

O sono dos bebés do séc. XXI, vigiado por pulseiras com sensores

Sproutling

A moda dos "wearables" chegou ao sono dos bebés, para descanso, ou não, dos pais.

A moda dos “wearables” chegou ao sono dos bebés, para descanso, ou não, dos pais.

A norte-americana Sproutling, uma startup fundada por ex-engenheiros da Apple e Google, está apostada em trazer para o mercado o verdadeiro monitor de bebés do século XXI.

O Sproutling Baby Monitor substitui os tradicionais sistemas de vídeo e áudio por uma pulseira com sensores que se coloca no tornozelo do bebé.

Trata-se do primeiro produto da empresa, está disponível para pré-venda, por cerca de 186 euros, a partir desta quinta-feira – as primeiras encomendas começarão a ser entregues em Março de 2015 – e foi concebido para ser usado em bebés a partir dos seis meses.

Ao contrário dos monitores mais recentes, não tem câmara. Porém, está equipado com sensores que monitorizam o sono, permitindo aos pais saber não só se o bebé está a dormir, mas também em que fase do sono está e quando vai acordar. Para além disso, mede a temperatura corporal, o ritmo cardíaco, o movimento e, claro, capta som.

O Sproutling Baby Monitor recolhe também informação sobre as condições exteriores, como a temperatura, humidade e ruído. Todos estes dados são comunicados em permanência via bluetooth, através de uma aplicação para smartphone.

 

De acordo com a empresa, o sensor é feito em silicone de elevada qualidade e é lavável. O seu desenvolvimento resultou de uma campanha de angariação de fundos, lançada há menos de um ano, que angariou 2,6 milhões de dólares, uma quantia bem reveladora do interesse dos investidores e do mercado neste tipo de dispositivos.

Muitos poderão defender tratar-se de informação a mais, que pode deixar os pais ainda mais ansiosos. Mas a verdade é que nada tranquiliza mais os pais – em particular os de “primeira viagem” – do que saber que o seu bebé está a dormir descansado.

 

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.