O sono dos bebés do séc. XXI, vigiado por pulseiras com sensores

Sproutling

A moda dos "wearables" chegou ao sono dos bebés, para descanso, ou não, dos pais.

A moda dos “wearables” chegou ao sono dos bebés, para descanso, ou não, dos pais.

A norte-americana Sproutling, uma startup fundada por ex-engenheiros da Apple e Google, está apostada em trazer para o mercado o verdadeiro monitor de bebés do século XXI.

O Sproutling Baby Monitor substitui os tradicionais sistemas de vídeo e áudio por uma pulseira com sensores que se coloca no tornozelo do bebé.

Trata-se do primeiro produto da empresa, está disponível para pré-venda, por cerca de 186 euros, a partir desta quinta-feira – as primeiras encomendas começarão a ser entregues em Março de 2015 – e foi concebido para ser usado em bebés a partir dos seis meses.

Ao contrário dos monitores mais recentes, não tem câmara. Porém, está equipado com sensores que monitorizam o sono, permitindo aos pais saber não só se o bebé está a dormir, mas também em que fase do sono está e quando vai acordar. Para além disso, mede a temperatura corporal, o ritmo cardíaco, o movimento e, claro, capta som.

O Sproutling Baby Monitor recolhe também informação sobre as condições exteriores, como a temperatura, humidade e ruído. Todos estes dados são comunicados em permanência via bluetooth, através de uma aplicação para smartphone.

 

De acordo com a empresa, o sensor é feito em silicone de elevada qualidade e é lavável. O seu desenvolvimento resultou de uma campanha de angariação de fundos, lançada há menos de um ano, que angariou 2,6 milhões de dólares, uma quantia bem reveladora do interesse dos investidores e do mercado neste tipo de dispositivos.

Muitos poderão defender tratar-se de informação a mais, que pode deixar os pais ainda mais ansiosos. Mas a verdade é que nada tranquiliza mais os pais – em particular os de “primeira viagem” – do que saber que o seu bebé está a dormir descansado.

 

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …

Há uma cidade na Venezuela que é "invisível"

Guanta está lá, embora não seja fácil vê-la. Vistas a partir de El Morro, do outro lado da baía, as suas luzes piscam sob uma nuvem baixa. É uma nuvem diferente das outras, mais espessa, mais …