O Sol poderá estar a absorver matéria negra

SDO / NASA

Imagem de uma explosão solar classe X2.0 captada a 27 de outubro de 2014

Imagem de uma explosão solar classe X2.0, captada a 27 de outubro de 2014

Parece haver alguma coisa de errado com o nosso Sol – ou melhor, com as teorias científicas que explicam o que é o Sol e como se comporta. Um estudo revela que a nossa estrela poderá estar a absorver matéria negra.

Observações recentes dos valores de temperatura, densidade, composição química e pressão interna do Sol revelaram uma discrepância significativa: o núcleo interior do sol contém demasiado hélio e hidrogénio em circulação, onde deviam estar presentes substâncias 10% mais pesadas.

O estudo, publicado na Physical Review Letters, foi desenvolvido pelos astrofísicos Aaron C. Vincent e Pat Scott, da Universidade de Durham, no Reino Unido, e Aldo Serenell, do Institut de Ciències de l’Espai, na Catalunha.

Os cientistas sugerem que a discrepância de valores poderá ser devida à existência, no coração do Sol, de matéria negra, uma forma não observável de matéria, que apenas interage gravitacionalmente, e cuja presença apenas pode ser inferida a partir dos seus efeitos gravitacionais sobre a matéria visível, como estrelas e galáxias.

Segundo o estudo, a menor densidade do Sol pode ser explicada pela presença de um determinado tipo de matéria negra, a matéria negra assimétrica.

Matéria negra assimétrica e existência

A matéria negra, essa coisa misteriosa que compõe 83% do nosso Universo, não interage com as forças electromagnéticas da matéria normal.

Mas ao contrário de outras formas teóricas de matéria negra, a variante assimétrica consegue interagir com a matéria normal, através da transferência de propriedades quânticas quando as partículas dos dois tipos de matéria colidem.

Estas transferências entre matéria negra e matéria normal no coração do Sol permitiriam canalizar calor do núcleo interno para a sua superfície, e, defendem os astrofísicos, explica a diferença de densidade e pressão observadas.

“Estamos muito próximo de descobrir se esta é realmente uma indicação da existência de matéria negra no Sol“, explicou Aaron Vincent ao Physycs World, “ou se tropeçámos em alguma coisa que matematicamente o parece mas que é na realidade algo mais subtil a acontecer”.

Aaron Vincent / Physics World

O Sol poderá estar a absorver matéria negra

O Sol poderá estar a absorver matéria negra

A existência de matéria negra assimétrica, que interage de forma diferente com a matéria e a anti-matéria, é um tema que ganhou importância nos últimos anos, e ultrapassa a mera compreensão do que se passa no nosso Sol.

Na realidade, porque existe matéria negra assimétrica, sequer?

Se na altura do Big Bang foram criadas iguais quantidades de matéria e anti-matéria, a abundância das duas no Universo seria igual – e há muito tempo que se teriam aniquilado.

Poderá este tipo de matéria negra, que interage de forma assimétrica com a matéria e a anti-matéria, ser a simples razão pela qual existem hoje as “sobras” de matéria que conhecemos como a própria “existência”?

AJB, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A matéria escura ocupa 83% do Universo?????
    Como é possível escrever uma asneira destas num artigo cientifico?
    E a Energia escura? Quanto é que ocupa?

    • Caro Jorge Sousa,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Segundo a Wikipedia, estima-se que a matéria negra ocupe 84,5% da massa total do Universo, enquanto que a soma da massa da matéria negra com a da energia negra é estimada em 95,1% da massa total do Universo.
      Caso tenhamos interpretado mal esta informação, a sua correcção é bem vinda.

RESPONDER

França investe oito mil milhões de euros para aumentar profissionais de saúde

O Governo francês anunciou, esta segunda-feira, que vai disponibilizar quase oito milhões de euros para que os profissionais de saúde possam ter aumentos salariais.  De acordo com a rádio Renascença, a medida foi anunciada pelo novo …

Máscaras e luvas usadas para proteger contra covid-19 enchem rios europeus

Os principais rios da Europa estão cheios de máscaras cirúrgicas e luvas médicas descartadas por pessoas que utilizaram estes equipamentos para se protegem contra o novo coronavírus, denunciaram cientistas. Segundo noticiou na segunda-feira a agência AFP, …

Dez milhões de crianças "podem nunca voltar à escola" após coronavírus

A pandemia de coronavírus causou uma "emergência educacional sem precedentes", com 9,7 milhões de crianças afetadas pelo encerramento de escolas em risco de nunca voltar às aulas, alertou na segunda-feira a Organização Não Governamental (ONG) …

Nos Estados Unidos, há uma máquina obsoleta a dificultar a resposta à pandemia. Chama-se fax

O facto de vários departamentos de saúde pública norte-americanos ainda utilizarem o fax para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do novo coronavírus é um grande problema …

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …