O Sol andou a roubar planetas há 4 mil milhões de anos

Há mais de quatro mil milhões de anos, o nosso Sol roubou centenas de miniplanetas gelados a uma estrela de passagem – e o peculiar planetóide Sedna é um deles.

Uma equipa de investigadores liderada por Lucie Jílkova, do Observatório de Leiden, nos Países Baixos, descobriu que o Sedna e uma dezena de outros planetóides pertencentes a outra estrela foram “sequestrados” pelo Sol quando se encontravam demasiado perto do nosso sistema.

Os investigadores chegaram a esta conclusão ao analisar as órbitas extraordinárias do Sedna na Cintura de Kuiper, um dos objetos mais distantes conhecidos da nossa galáxia. Os resultados preliminares foram publicados este ano na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society e aprofundados num artigo lançado em junho.

Acredita-se que os seus vizinhos mais próximos, centenas de “anões de gelo” que populam a Cintura de Kuiper para lá de Neptuno, possam ser vestígios gelados da formação do nosso Sistema Solar.

Sedna tem sido um mistério desde que foi descoberto, em 2003, devido à sua estranha órbita, refere a New Scientist, e não há nenhum objeto no Sistema Solar que possa causar esse desvio.

Com a ajuda de um supercomputador, os investigadores modelaram milhares de cenários para descobrir que combinação da massa da estrela, velocidade e distância do Sol poderia lançar os planetas anões gelados em órbitas semelhantes à do Sedna.

A investigação revelou que a estrela de origem deveria ser 80% mais massiva do que o Sol, e aproximar-se do nosso sistema a cerca de 34 mil milhões de quilómetros.

O mais provável é que o encontro das duas estrelas tenha acontecido quando o Sol era muito jovem, parte de um grupo de estrelas recém-nascidas. A composição química do Sedna e dos seus vizinhos são diferentes dos outros corpos da Cintura de Kuiper, o que pode ser uma das provas da teoria de Jílkova.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vejam lá se aprendem a traduzir/copiar as coisas como devem ser, cá em Portugal o nome correcto é Cintura de Kuiper e não Cinturão de Kuiper.

    Quando se falam de distâncias desta grandeza, 34 mil milhões de quilómetros, o mais correcto será usar Unidade Astronómica (UA é uma unidade de distância, aproximadamente igual à distância média entre a Terra e o Sol), o que nesta caso seria 227,3UA.

    • Caro Cariocecus,
      Obrigado pelo seu reparo, o termo correcto é efectivamente Cintura de Kuiper.
      Está corrigido.
      No que diz respeito às distâncias, sendo inatacável o uso das UAs, optamos por usar nos nossos textos uma linguagem dirigida aos nossos leitores: leigos, curiosos e bem informados, mas leigos – na sua maioria, não são astrónomos.
      Fazêmo-lo porque acreditamos que os nossos leitores que até são astrónomos, eventualmente acham melhor que os textos que lhes oferecemos com assuntos de química refiram as quantidades em milhões de partículas, em vez de moles.
      Seguramente, para grande tristeza dos nossos leitores que são químicos.
      Obrigado, uma vez mais.

      • Eu não sou nenhum astrónomo e considero-me um leigo no assunto, mas para mim (e penso que para o resto das pessoas) é mais fácil perceber a grandeza de 227 vezes a distância da Terra ao Sol do que um número como 34 mil milhões de quilómetros, eu tive de ir ao Wolfram|Alpha fazer a conversão para ter uma ideia da distância.
        É claro que nem todas as pessoas sabem o que é uma Unidade Astronómica, se calhar a grande maioria, mas nada que uma nota de rodapé que não resolva o assunto.

RESPONDER

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …

Pouco se sabe sobre a morte de Khashoggi. Mas há um homem que diz ter muito para contar

Neste momento, as informações aparecem a conta-gotas. Foi a estratégia usada pelas autoridades turcas, desde o primeiro momento, para gerir a forma como revelaram informações sobre o assassinato de Jamal Khashoggi. Khashoggi morreu dentro do consulado …

Enfermeiros marcam greve nacional para 8 de março

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) vai decretar greve nacional para dia 8 de março, para permitir a participação dos profissionais numa marcha em homenagem à enfermagem que está programada para Lisboa. O anúncio foi …

Octogenário espanhol usava bancos portugueses para lavar dinheiro

Duas agências bancárias situadas no Porto e em Valença do Minho foram usadas por um narcotraficante espanhol para lavar o dinheiro que ganhava com a venda de estupefacientes e ainda no contrabando de tabaco. Uma investigação …