O seu humor dita a probabilidade de clicar em anúncios

Uma equipa de cientistas descobriu que os consumidores utilizam palavras mais felizes para procurar produtos quando estão de bom humor.

Os termos de pesquisa positivos estão associados a uma maior probabilidade de clicar nos anúncios dos motores de busca.

Num novo estudo, publicado em junho no Journal of Marketing, os investigadores analisaram um conjunto de mais de 5 milhões de pesquisas arquivadas e realizaram experiências com 6800 participantes.

Segundo o Futurity, as pessoas que foram preparadas para estar de melhor humor ao verem imagens de coisas positivas tinham uma probabilidade maior de utilizar palavras alegres para descrever o produto desejado na sua pesquisa online.

Após os anúncios dos motores de busca serem apresentados em resposta a estes termos de pesquisa mais positivos, tinham cerca de 50% mais probabilidade de gerar visitas do que os mesmos termos de pesquisa sem um modificador “feliz”, independentemente da categoria do produto.

Os indivíduos que utilizaram termos de pesquisa com emoções positivas para descrever uma garrafa de água apresentaram mais do dobro da probabilidade de clicar nos anúncios no topo dos resultados da pesquisa do que as pessoas que utilizaram descritores sem emoções.

“O sentimento positivo não tem nada a ver com o produto que estão a procurar, é apenas algo que estão a sentir no momento. Quando se sentem felizes e precisam de procurar um produto ao mesmo tempo, vão utilizar palavras mais positivas quando escrevem a sua pesquisa”, explica a coautora do estudo, Anindita Chakravarty.

Quando se está de bom humor, diminui-se a tendência para utilizar os conhecimentos de persuasão para evitar anúncios e o conteúdo da publicidade é visto de forma mais positiva.

“Em vez de pensar apenas em termos de pesquisa baseados em negócios, os profissionais de marketing podem querer considerar algumas dessas palavras de emoção positiva em termos de pesquisa que podem indicar como o consumidor se está a sentir naquele momento”, conclui a primeira autora do estudo, Sarah Whitley.

Através deste estudo, os profissionais de marketing podem vir a querer reservar algum dinheiro para publicidade de modo a chegar aos compradores com uma disposição positiva numa fase mais precoce do processo de compra.

Soraia Ferreira, ZAP //

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