O segredo por trás das crateras que se abrem de repente na terra

wRT85Q6hNxo / YouTube

A Rainbow Beach, em Queensland, na Austrália, foi engolida por um buraco

A Rainbow Beach, em Queensland, na Austrália, foi engolida por um buraco

Uma enorme cratera formou-se no último sábado à noite, numa área de campismo numa praia popular de Queensland, no nordeste da Austrália.

O buraco, com 150 metros de diâmetro e 3 metros de profundidade, engoliu um carro, uma carrinha e tendas, mas não fez vítimas nem desaparecidos.

A área foi evacuada e 140 pessoas tiveram que deixar o parque de campismo, temendo-se que as correntes marítimas pudessem aumentar o tamanho da cratera.

Mas porque se abrem estes gigantes poços naturais à superfície?

O fenómeno é bastante mais comum do que imagina, e já ocorreu em várias partes do planeta. Já nesta mesma praia, outro gigantesco buraco tinha aparecido há quatro anos.

Estas crateras resultam de um processo de erosão no qual uma camada de rocha sob o solo, em geral formada por rochas de carbonato de cálcio (como as pedras calcárias), é dissolvida por águas ácidas.

A água fica ácida porque, quando a chuva se infiltra no solo, absorve o dióxido de carbono e entra em reação com a vegetação em decomposição.

Com o passar do tempo, a erosão vai criando um sistema de pequenas cavernas e, quando estas cavidades não suportam o peso da terra ou areia por cima delas a terra afunda e forma um escoadouro.

Dependendo das circunstâncias, o colapso final destes poços pode levar minutos ou horas, além de poder dar-se naturalmente ou ter outros catalisadores, como chuva intensa ou um terramoto.

Nas áreas urbanas, há alguns sinais de alerta, como janelas e portas que não fecham mais completamente ou fendas que aparecerem nas fundações da casa. Em alguns casos, é possível sentir tremores no solo.

No caso da praia australiana, não está claro porque é que o buraco surgiu, mas os geólogos estão a monitorizá-lo para descobrir as causas e perceber se é possível que toda a península desapareça.

Até agora, dizem, não há sinais de que tal esteja a ocorrer ou possa vir a acontecer.

Outros escoadouros

Estas crateras podem variar no tempo de formação – algumas levaram milhares de anos para se formar – e variam muito no tamanho. Algumas surgem na natureza, outras em áreas urbanas.

A mais profunda de que se tem notícia localiza-se na China, com mais de 650 metros de profundidade e 600 metros de diâmetro.

Outro escoadouro de 100 metros de profundidade abriu-se em 2007 na Cidade da Guatemala, matando três pessoas e engolindo várias casas.

Em 2013, na Flórida, nos Estados Unidos, um buraco de poucos metros de largura levou consigo um quarto de uma casa e matou o seu habitante.

Há ainda milhares destes buracos às margens do Mar Morto, no Médio Oriente, que surgem desde os anos 1980 devido ao recuo das águas, à medida que o lago salgado seca.

Por fim, uma cratera que se abriu há dez meses na Rússia está a ser monitorizada de perto, já que triplicou de tamanho, atingindo 120 m de largura, desde que surgiu.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

PJ investiga ameaças a 3 deputadas, à SOS Racismo e aos familiares. “Têm 48 horas para sair de Portugal”

A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez pessoas em que é dado um prazo de 24 horas para que as mesmas abandonem "território nacional" em 48 horas e …

Área Metropolitana de Lisboa em contingência até ao fim de agosto

O Governo vai manter a Área Metropolitana de Lisboa (AML) em situação de contingência até ao final de agosto, apurou o jornal Observador junto do Executivo socialista liderado por António Costa. De acordo com o …

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …