O segredo por trás das crateras que se abrem de repente na terra

wRT85Q6hNxo / YouTube

A Rainbow Beach, em Queensland, na Austrália, foi engolida por um buraco

A Rainbow Beach, em Queensland, na Austrália, foi engolida por um buraco

Uma enorme cratera formou-se no último sábado à noite, numa área de campismo numa praia popular de Queensland, no nordeste da Austrália.

O buraco, com 150 metros de diâmetro e 3 metros de profundidade, engoliu um carro, uma carrinha e tendas, mas não fez vítimas nem desaparecidos.

A área foi evacuada e 140 pessoas tiveram que deixar o parque de campismo, temendo-se que as correntes marítimas pudessem aumentar o tamanho da cratera.

Mas porque se abrem estes gigantes poços naturais à superfície?

O fenómeno é bastante mais comum do que imagina, e já ocorreu em várias partes do planeta. Já nesta mesma praia, outro gigantesco buraco tinha aparecido há quatro anos.

Estas crateras resultam de um processo de erosão no qual uma camada de rocha sob o solo, em geral formada por rochas de carbonato de cálcio (como as pedras calcárias), é dissolvida por águas ácidas.

A água fica ácida porque, quando a chuva se infiltra no solo, absorve o dióxido de carbono e entra em reação com a vegetação em decomposição.

Com o passar do tempo, a erosão vai criando um sistema de pequenas cavernas e, quando estas cavidades não suportam o peso da terra ou areia por cima delas a terra afunda e forma um escoadouro.

Dependendo das circunstâncias, o colapso final destes poços pode levar minutos ou horas, além de poder dar-se naturalmente ou ter outros catalisadores, como chuva intensa ou um terramoto.

Nas áreas urbanas, há alguns sinais de alerta, como janelas e portas que não fecham mais completamente ou fendas que aparecerem nas fundações da casa. Em alguns casos, é possível sentir tremores no solo.

No caso da praia australiana, não está claro porque é que o buraco surgiu, mas os geólogos estão a monitorizá-lo para descobrir as causas e perceber se é possível que toda a península desapareça.

Até agora, dizem, não há sinais de que tal esteja a ocorrer ou possa vir a acontecer.

Outros escoadouros

Estas crateras podem variar no tempo de formação – algumas levaram milhares de anos para se formar – e variam muito no tamanho. Algumas surgem na natureza, outras em áreas urbanas.

A mais profunda de que se tem notícia localiza-se na China, com mais de 650 metros de profundidade e 600 metros de diâmetro.

Outro escoadouro de 100 metros de profundidade abriu-se em 2007 na Cidade da Guatemala, matando três pessoas e engolindo várias casas.

Em 2013, na Flórida, nos Estados Unidos, um buraco de poucos metros de largura levou consigo um quarto de uma casa e matou o seu habitante.

Há ainda milhares destes buracos às margens do Mar Morto, no Médio Oriente, que surgem desde os anos 1980 devido ao recuo das águas, à medida que o lago salgado seca.

Por fim, uma cratera que se abriu há dez meses na Rússia está a ser monitorizada de perto, já que triplicou de tamanho, atingindo 120 m de largura, desde que surgiu.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …