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O segredo da juventude está no gene ruivo

Uma equipa de investigadores acredita ter descoberto porque é que algumas pessoas mantêm um aspecto jovem, enquanto as outras envelhecem drasticamente. E tudo por causa do “gene ruivo”, alegam.

Este estudo sobre “a idade percebida” foi realizado por cientistas do Centro Médico da Universidade Erasmus, na Holanda, e da empresa Unilever e apurou que o facto de algumas pessoas parecerem mais jovens do que na verdade são se deve a mutações no ADN, particularmente nos genes que estão relacionados com a protecção contra as radiação ultra-violeta e que também estão associados ao cabelo ruivo.

No artigo publicado na Current Biology, os investigadores explicam que vários participantes do estudo foram confrontados com imagens de 2.693 pessoas sem maquilhagem, devendo indicar a idade que acreditavam que estas tinham. Os resultados foram comparados com a verdadeira idade de cada uma dessas pessoas.

A seguir, os investigadores analisaram o ADN das 2.693 pessoas para ver se encontravam diferenças ou mutações comuns naquelas que pareceram mais jovens do que na realidade eram.

As provas apontaram para o gene MC1R, que está directamente envolvido na produção de melanina, afectando a pigmentação da pele e protegendo contra os raios ultra-violeta do Sol.

Este gene pode ter muitas variantes, algumas das quais estão associadas ao cabelo ruivo e foram precisamente, algumas das variantes do chamado “gene ruivo” que fizeram com que as pessoas parecessem, em média, dois anos mais novas do que outras com variações diferentes do MC1R.

Todavia, o estudo não conseguiu explicar porque é que o gene tem tal efeito, o que, aliado à forma como se procedeu ao estudo em geral, leva a que a investigação seja olhada com alguma desconfiança.

Os investigadores dizem que ajustaram os dados para serem considerados diferentes tons de pele, mas alguns questionaram que não tenham sido tidos em conta a cor dos olhos e do cabelo.

Da perspectiva dos envolvidos, nomeadamente por parte da Unilever – que detém várias marcas bem conhecidas de produtos para a pele e de higiene pessoal -, perspectiva-se a possibilidade de o estudo ser suficiente para desenvolver um cosmético que torne as pessoas mais jovens.

ZAP

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