O segredo da juventude está no gene ruivo

Uma equipa de investigadores acredita ter descoberto porque é que algumas pessoas mantêm um aspecto jovem, enquanto as outras envelhecem drasticamente. E tudo por causa do “gene ruivo”, alegam.

Este estudo sobre “a idade percebida” foi realizado por cientistas do Centro Médico da Universidade Erasmus, na Holanda, e da empresa Unilever e apurou que o facto de algumas pessoas parecerem mais jovens do que na verdade são se deve a mutações no ADN, particularmente nos genes que estão relacionados com a protecção contra as radiação ultra-violeta e que também estão associados ao cabelo ruivo.

No artigo publicado na Current Biology, os investigadores explicam que vários participantes do estudo foram confrontados com imagens de 2.693 pessoas sem maquilhagem, devendo indicar a idade que acreditavam que estas tinham. Os resultados foram comparados com a verdadeira idade de cada uma dessas pessoas.

A seguir, os investigadores analisaram o ADN das 2.693 pessoas para ver se encontravam diferenças ou mutações comuns naquelas que pareceram mais jovens do que na realidade eram.

As provas apontaram para o gene MC1R, que está directamente envolvido na produção de melanina, afectando a pigmentação da pele e protegendo contra os raios ultra-violeta do Sol.

Este gene pode ter muitas variantes, algumas das quais estão associadas ao cabelo ruivo e foram precisamente, algumas das variantes do chamado “gene ruivo” que fizeram com que as pessoas parecessem, em média, dois anos mais novas do que outras com variações diferentes do MC1R.

Todavia, o estudo não conseguiu explicar porque é que o gene tem tal efeito, o que, aliado à forma como se procedeu ao estudo em geral, leva a que a investigação seja olhada com alguma desconfiança.

Os investigadores dizem que ajustaram os dados para serem considerados diferentes tons de pele, mas alguns questionaram que não tenham sido tidos em conta a cor dos olhos e do cabelo.

Da perspectiva dos envolvidos, nomeadamente por parte da Unilever – que detém várias marcas bem conhecidas de produtos para a pele e de higiene pessoal -, perspectiva-se a possibilidade de o estudo ser suficiente para desenvolver um cosmético que torne as pessoas mais jovens.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …