Parece conseguir reverter tudo a seu favor… até mesmo os crimes. Donald Trump está a beneficiar – em apoio e dinheiro – de tudo de que é acusado.
As acusações de que Donald Trump está a ser alvo estão a ter um impacto positivo na campanha do candidato republicano, às presidenciais de 2024.
O ex-presidente norte-americano lidera com uma grande distância as sondagens das primárias republicanas, que arrancam em janeiro e vão determinar quem se irá bater pela presidência em novembro do próximo ano.
Só este ano, Donald Trump já foi acusado de três crimes: um referente aos pagamentos feitos à atriz pornográfica Stormy Daniels em 2016, outro sobre a retenção imprópria de documentos classificados, e o mais recente sobre as tentativas de subverter os resultados das presidenciais de 2020.
Donald Trump, de 77 anos, tornou-se, este ano, o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser acusado criminalmente pelos tribunais federais.
No entanto, esses processos criminais estão a dar a Donald Trump um impulso significativo nas sondagens, que consegue manter a lealdade de uma grande parte do seu partido: lidera as sondagens para a nomeação republicana e está a aumentar a diferença em relação ao “número dois”, o governador da Florida Ron DeSantis.
Em fevereiro, antes das acusações terem sido oficializadas, Trump liderava com uma margem muito inferior: 41% contra 39% de Ron DeSantis.
Em agosto, Donald Trump tinha um apoio de 53,3% do eleitorado Republicano – 39 pontos acima do candidato rival mais próximo, Ron DeSantis, de acordo com a FiveThirtyEight.
Trump desafia o sistema
Trump entregou-se, tornou-se o primeiro ex-presidente dos EUA a ter uma mugshot e angariou apoio e dinheiro com ela.
O ex-presidente dos EUA pôs a circular a sua foto de prisioneiro na sua página da rede social X/Twitter… e até fez merchandising com ela.
A publicação de Donald Trump, no X/Twitter, vinha acompanhada de um link – que direcionava os utilizadores para o site Trump 2024 – onde são pedidos donativos, para a campanha presidencial.
https://t.co/MlIKklPSJT pic.twitter.com/Mcbf2xozsY
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 25, 2023
A publicação tem quase dois milhões de likes e, no dia da publicação, as angariações para a campanha bateram um recorde, com o valor a chegar aos 4,18 milhões de dólares – que cobriu, desde logo, o valor da fiança para sair da prisão: um milhão de dólares.
Trump iniciou a campanha com o lema “nunca te rendas!”, depois acabou por se render e agora tira rendimentos disso.
Em pouco mais de uma semana, Trump lucrou com donativos e merchandising quase dez milhões de dólares, como revelou o porta-voz de Donald Trump Steven Cheung, através de uma publicação na sua página da rede social X/Twitter.
UPDATE: @TeamTrump raised $9.4m since the mugshot; surpassed $20m mark for the month of August alone.
Mugshot merch sales have spiked:
T-Shirt: 36,000 ($1.7m)
Coffee Mug: 24,000 ($864k)
Poster: 8,600 ($352k)https://t.co/Gfb6RWMMw8— Steven Cheung (@TheStevenCheung) August 29, 2023
O Réu Trump desafia o sistema e tem cada vez mais apoiantes. Tudo parece ser motivo de campanha (e promoção) para o ex-presidente norte-americano.