Trump acusado de 37 crimes: colocou EUA em perigo

7

Seth Wenig / EPA

Audição do ex-presidente dos EUA, Donald Trump

Antigo presidente acusado de manipulação de documentos classificados, ocultação, conspiração… Até na casa-de-banho tinha documentos secretos.

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi acusado de 37 crimes por manipulação de documentos classificados, que levou para a sua mansão na Florida após deixar a Casa Branca, de acordo com a acusação divulgada nesta sexta-feira.

Entre as 37 acusações criminais que visam Trump, estão: retenção intencional de informações de defesa nacional, conspiração para obstruir a justiça e ocultação corrupta de documentos e registos.

De acordo com a acusação histórica, Trump colocou em risco a “segurança nacional” dos Estados Unidos ao manter na sua posse segredos nucleares norte-americanos após a sua saída da Casa Branca.

Os documentos, avisa a acusação, também têm “informações sobre as capacidades de armamento” dos EUA e de outros países.

“A divulgação não autorizada destes documentos confidenciais pode pôr em risco a segurança nacional dos Estados Unidos, as relações externas, a segurança das forças armadas dos EUA, as fontes e a viabilidade contínua de métodos sensíveis de recolha de informações”, explica a acusação.

O documento divulgado pelo Departamento de Justiça, que é a confirmação oficial da acusação que o próprio ex-presidente (2017-2021) avançou na quinta-feira, também implica Walt Nauta, antigo assessor de Trump que foi visto a retirar caixas com documentos classificados da mansão Trump, em Palm Beach.

Trump é ainda acusado de perjúrio e de ter combinado com Walt Nauta a ocultação de documentos solicitados pela polícia federal norte-americana, o FBI.

Foram reveladas imagens, pela procuradoria distrital da Florida do Sul, que mostram os arquivos na casa de Donald Trump em Mar-a-Lago. As caixas com os documentos estiveram espalhados nessa casa durante mais de um ano, incluindo numa-casa-de banho, num escritório, num quarto e num salão de baile.

Os promotores também alegam que o ex-presidente disse ao seu advogado para mentir ao Departamento de Justiça, ao dizer que não tinha os documentos pedidos.

A sua audiência em tribunal está marcada para a próxima terça-feira.

Walt Nauta, antigo assessor do ex-presidente, foi visto a retirar caixas com documentos classificados da mansão na Florida para escondê-los do FBI. Por isso, também é acusado de conspiração.

ZAP // Lusa

7 Comments

  1. Estão a tentar fazer o mesmo que fizeram ao Comandante Hugo Chávez, esperemos que os Norte-Americanos sejam capazes de defender o Presidente Trump.

      • E tu metes exactamente o quê?
        Obama, Clinton e Biden. Todos já comteram, e continuam a cometer, crimes não só contra os norte americanos. Mas à população mundial.
        Portanto, devias te informar antes de insultar quem, o mais certo, sabe mais do que tu.
        Quando não se sabe o que realmente se passa está se calado. Mas como não consegues conter a tua ignorância, comentaste. Enfim, comer gelados com a testa parece estar na moda entre pessoas como tu.

      • Eu, pelos vistos, tenho mais juízo no meu dedo mindinho que tu tens no teu corpo inteiro!
        Continua a comer o teu gelado com a testa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.