E1 Series

A “Fórmula 1 elétrica na água” conta com figuras de destaque da cena desportiva, mas também com mediáticos atores e cantores. O objetivo é expandir o desporto e preservar os oceanos.
O tenista Rafael Nadal, o basquetebolista LeBron James, o jogador de críquete Virat Kohli, o futebolista Didier Drogba e o jogador de futebol americano Tom Brady e o ator Will Smith entram num bar… ou numa chamada Zoom. Pode parecer uma reunião improvável, mas aconteceu mesmo, e no novo desporto E1, é só uma vulgar reunião de proprietários.
Nasceu em 2024 a E1 Series, um campeonato de barcos de corrida 100% elétricos. E grandes estrelas do futebol, ténis críquete, basquetebol e futebol americano decidiram investir no novo desporto, que até cativou o ator Will Smith e o cantor Marc Anthony. As equipas têm mesmo os nomes destas personalidades.
O CEO e cofundador da E1 é o italiano Rodi Basso, e diz à CNN que o mediatismo destas celebridades ajuda a promover o novo desporto. “Como parte do nosso acordo, eles precisam postar antes, durante e depois da corrida”, conta.
“Este número de seguidores para um desporto recém-nascido é incrível e sabemos, pela nossa experiência, que em todas as outras plataformas desportivas foram necessários cinco a dez anos para chegar perto destes KPI (indicadores-chave de desempenho).”
Refere-se, por exemplo, ao engajamento que teve Will Smith nas redes sociais quando publicou vídeos d fim de semana que passou em Pearl Island, no Qatar, a assistir à mais recente prova. O ator tem 69,6 milhões de seguidores no Instagram.
A E1 foi fundada por Basso em conjunto com o empresário Alejandro Agag, que em 2014 criou um campeonato de desportos motorizados totalmente elétricos, a Fórmula E. Como conta Basso, o objetivo foi “construir a Fórmula 1 elétrica na água“.
“Mais de 50% da população mundial vive perto da água — lagos, rios, oceanos”, diz Basso. “Queremos fazer parte da solução para garantir que um estilo de vida perto da água possa ser vivido pelas gerações futuras“.
O desporto conta com barcos elétricos capazes de atingir os 93 quilómetros por hora. A velocidades superiores a 31 km/hora, o casco do navio ergue-se.
A liga é em parte financiada pelo Fundo de Investimento Público (PIF) controlado pelo governo da Arábia Saudita, e já conta com 9 equipas lideradas por personalidades famosas do desporto e entretenimento.
“Tenho de me beliscar quando vejo uma chamada do Zoom com Tom Brady, Marc Anthony, Didier Drogba, Rafa Nadal, Will Smith, Virat Kohli e todos os outros”, comenta Basso. “Temos uma visão fantástica da proposta desportiva… e também do marketing e do entretenimento. Por isso, para nós, é uma mais-valia tê-los também como conselheiros”.
“Este barco é um exercício de estratégia“, diz. “Não é movido pelos músculos ou por qualquer outra forma de força e energia. Por isso, o campo de jogo está muito nivelado e a competição é muito renhida.”