O que aconteceu a João Cancelo? De melhor lateral do mundo ao banco de suplentes

António Cotrim / Lusa

João Cancelo foi escolhido para o onze do ano do prémio The Best. Cedido pelo City ao Bayern, o lateral português não tem sido opção de Nagelsmann.

O Bayern Munique eliminou o Paris Saint-Germain da Liga dos Campeões. Um resultado agregado de 3-0 coloca os germânicos nos quartos de final da competição. O jogo da segunda mão, disputado esta quarta-feira, terminou com uma vitória do Bayern por 2-0.

João Cancelo começou a partida no banco. O internacional português viria a entrar dentro de campo apenas aos 85 minutos de jogo, causando um impacto imediato. Em campo há menos de cinco minutos, o lateral fez a assistência para o segundo golo dos bávaros.

Uma grande corrida em contra-ataque após recuperação de Kimmich e um passe cirúrgico para Gnabry, que não vacilou frente a Donnarumma.

João Cancelo não está a ter os minutos que provavelmente esperaria em Munique. O defesa fez os primeiros quatro jogos a titular, após ter chegado em janeiro, e desde então passou a ser suplente utilizado ou até a ficar no banco toda a partida.

O treinador do Bayern, Julian Nagelsmann, já explicou que “Josip Stanisic é um pouco mais defensivo e o João nunca jogou a central pela direita numa defesa a três”. O jovem técnico germânico disse ainda que Cancelo “está a lidar bem com a situação” e que não tem a sensação de que ele esteja chateado.

Apesar disso, o jornal alemão Bild adiantou, na semana passada, que Cancelo não terá escondido a insatisfação, tendo dado sinais de “raiva” e de falta de ligação com os companheiros de equipa após os jogos que tem ficado no banco.

Na conferência de imprensa antes do jogo com o PSG, Nagelsmann já tinha avisado que ia optar por Stanisic.

“Penso que ele vai jogar. No último treino, parecia estar bem. Ele faz o seu trabalho e sabe o que tem de fazer. Ele é um bom jogador. Contra o Estugarda, ele teve alguns pontos fracos, mas Benjamin Pavard não está presente”, disse o treinador do Bayern. Assim, Cancelo já nem segunda opção foi, mas sim terceira.

Ontem, o diretor desportivo do Bayern Munique, Hasan Salihamidzic, admitiu que
“Cancelo não tem jogado e treinado como imaginava”. Ainda assim, na zona mista, salientou que Cancelo “vai continuar a ser um jogador muito importante” para a equipa. “Nós comunicamos muito bem com ele. É um jogador excecional que se tornará importante no futuro”, atirou.

A cedência de João Cancelo ao Bayern foi uma bomba que rebentou mesmo no cair do pano do mercado de Inverno. O empréstimo até ao final da época tem uma opção de compra por 70 milhões de euros.

A imprensa inglesa especula que a principal razão para a saída de Cancelo terá sido a sua relação com Pep Guardiola, que azedou depois do Mundial.

O lateral português, que era titular indiscutível no plantel dos citizens, estaria insatisfeito com o pouco tempo de jogo que tinha desde o regresso do Qatar. Perdeu o lugar para Nathan Aké e até para o jovem da formação Rico Lewis. O ex-Benfica apenas foi titular em três dos últimos dez jogos do City.

João Cancelo fez parte do onze do ano revelado na gala The Best, que se realizou no mês passado. Foi o único representante português na equipa ideal, composta por Courtois, Hakimi, Van Dijk, Kevin de Bruyne, Modric, Casemiro, Messi, Mbappé, Haaland e Benzema.

O portal CalcioMercato avança esta quinta-feira que o Bayern vai devolver João Cancelo ao Manchester City no final desta temporada, não acionando a cláusula de compra.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.