O que a Bíblia realmente diz sobre o aborto pode surpreendê-lo

22

Várias pessoas baseiam-se na Bíblia para defender as suas posições sobre o aborto, embora muitas vezes não saibam aquilo que está escrito nela.

Desde que o Supremo Tribunal dos EUA derrubou Roe v. Wade, que havia estabelecido o direito constitucional ao aborto, alguns cristãos citaram a Bíblia para argumentar porque é que essa decisão deveria ser celebrada ou lamentada. Mas aqui está o problema: esse texto de 2.000 anos não diz nada sobre aborto.

Melanie A. Howar, professora universitária de estudos bíblicos, está familiarizada com os argumentos baseados na fé que os cristãos usam para apoiar as visões sobre o aborto, sejam a favor ou contra. Muitas pessoas parecem supor que a Bíblia discute especificamente o assunto, o que não é o caso.

Os abortos eram conhecidos e praticados nos tempos bíblicos, embora os métodos diferissem significativamente dos modernos. O médico grego do século II Sorano, por exemplo, recomendava jejum, sangria, saltos vigorosos e carregar cargas pesadas como formas de interromper uma gravidez.

O tratado de Sorano sobre ginecologia reconheceu diferentes escolas de pensamento sobre o assunto. Alguns médicos proibiram o uso de quaisquer métodos abortivos. Outros permitiam, mas não nos casos em que pretendiam encobrir uma relação adúltera ou simplesmente preservar a boa aparência da mãe.

Por outras palavras, a Bíblia foi escrita num mundo em que o aborto era praticado e visto com nuances. No entanto, os equivalentes hebraico e grego da palavra “aborto” não aparecem nem no Antigo nem no Novo Testamento da Bíblia. Ou seja, o tópico simplesmente não é mencionado diretamente.

O que diz a Bíblia

A ausência de uma referência explícita ao aborto, no entanto, não impediu os seus oponentes ou proponentes de procurarem na Bíblia apoio para as suas posições.

Os opositores do aborto recorrem a vários textos bíblicos que, em conjunto, parecem sugerir que a vida humana tem valor antes do nascimento. Por exemplo, a Bíblia descreve a criação de humanos “à imagem de Deus”: uma maneira de explicar o valor da vida humana, presumivelmente antes mesmo de as pessoas nascerem.

Da mesma forma, a Bíblia descreve várias figuras importantes, incluindo os profetas Jeremias e Isaías e o apóstolo cristão Paulo, como tendo sido chamados para as suas tarefas sagradas desde o tempo do útero. O Salmo 139 afirma que Deus “formaste-me no ventre de minha mãe”.

No entanto, os opositores do aborto não são os únicos que podem apelar para a Bíblia em procura de apoio. Os defensores podem apontar para outros textos bíblicos que parecem contar como evidência a seu favor.

Êxodo 21, por exemplo, sugere que a vida de uma mulher grávida é mais valiosa do que a do feto. Este texto descreve um cenário em que homens a lutar agridem uma mulher grávida e fazem-na abortar. Uma multa monetária é imposta se a mulher não sofrer outros danos além do aborto espontâneo. No entanto, se a mulher sofrer danos adicionais, a punição do agressor é sofrer danos recíprocos, a vida toda.

Existem outros textos bíblicos que parecem celebrar as escolhas que as mulheres fazem pelos seus corpos, mesmo em contextos em que tais escolhas seriam socialmente evitadas.

O quinto capítulo do Evangelho de Marcos, por exemplo, descreve uma mulher com uma doença ginecológica que a fez sangrar continuamente correndo um grande risco: Ela estende a mão para tocar o manto de Jesus na esperança de que ele a cure, mesmo que na altura se acreditasse que o toque de uma mulher menstruada causava contaminação ritual. No entanto, Jesus elogia a sua escolha e elogia a sua fé.

Da mesma forma, no Evangelho de João, a seguidora de Jesus, Maria, aparentemente desperdiça recursos a derramar um recipiente inteiro de pomada cara nos pés de Jesus e a usar o seu próprio cabelo para limpá-los — mas Jesus defende a sua decisão de quebrar o tabu social sobre tocar um homem solteiro tão intimamente.

22 Comments

  1. Conheço logo o texto que é feito por um comunista, a questão do aborto no mundo não é uma questão de escolha de vida entre a mulher e a criança, não é uma oposição, uma guerra de classe, onde salvar a mulher é ideologia de esquerda, salvar o bebê é ideologia de direita. A questão é mais ampla, é salvar a vida de ambos. A esquerda não é contra e justifica o crime dando a opção de matar um pra salvar outro. Sobre a boca bíblia, está claro, os filhos são herança de Deus, não são do estado nem do casal, são de Deus, portanto a família não tem poder sobre a vida de outrem para matar. A liberdade é um bem dado a toda criatura.

    • O aborto não é uma questão politica. É apenas mais um assunto que os partidos políticos aproveitam para aparecer e captar eleitorado. O aborto é apenas sobre uma coisa: A mulher ter controlo sobre o próprio corpo ou o estado poder dizer-lhe o que pode ou não pode fazer com ele. Mulheres não são incubadoras nem propriedade do estado ou do marido ou da igreja….

      Quanto à Bíblia:
      A Bíblia é um conjunto de textos relativamente bem intencionados, tendo em conta o tempo em que foram escritos, mas que já não tem qualquer lugar no mundo moderno.

      Tendo insto presente, o que a Bíblia diz ou neste caso, não diz, é irrelevante! Trazer um conjunto de textos com 2.000 anos, como guia, para resolver problemas atuais é não querer resolver nada e deixar ficar tudo na mesma.

      • Que grande disparate anti-religiao. O roubo e assassínios também tem sido crime desde o início da humanidade, e não deixam de ser tão válidos ou horrendos como sempre foi, vocês de esquerda não valem nada e estão a destruir o ocidente todo com estas ideologias ridículas. Já agora o menino o que é uma mulher?

    • Se os filhos não pertencem ao estado, nem ao casal, mas a Deus, Ele que assuma os seus deveres parentais, coisa que nunca fez! Só em pensões de alimentos, está a dever uma fortuna que dava para alimentar, a lagosta, toda a população do mundo!

    • Brilhante Francisco. A vida pertence a Deus e mais ninguém. A mulher nem da sua propria vida é dona, quanto mais do seu corpo. A mulher tem poder para decidir, mas a vida está acima de uma decisão egoista.
      O ser humano pode fazer tudo o que quiser, mas nem tudo lhe convém.
      Resta-nos depois prestar contas ao Dono da Vida

    • Saber o que diz a Biblia é importante para se entender que devemos pensar pela nossa cabeça, e não pelo que vem escrito num livro qualquer. Ainda por cima, um livro velho, cheio de erros e totalmente desactualizado, tanto no que respeita ao conhecimento moderno de como as coisas funcionam, quanto no que respeita aos usos e costumes sociais actuais!

  2. Temos todos de crescer como sociedade e evoluir como um todo. E não é com textos arcaicos ou pouco claros de como se vivia na terra há milhares de anos que vamos lá chegar. É preciso senso comum, que nos foi dado por deus, na legislação das sociedades. A mulher é dona do seu corpo e é ela que deve decidir se quer dar à luz ou não. Não venham agora dizer que não tem direito a escolher por causa de extremismo religioso ou crenças arcaicas que nada têm que ver com sociedades evoluidas.

  3. As bíblias devem opinar tanto sobre o corpo e vida da mulher (incluindo a sua decisão consciente de abortar) como as consultas de búzios ou das entranhas dos animais que se faziam no passado. O que fica no passado que fique no passado! Não queremos mais perseguições por elites descontroladas e desmioladas que seguem segamente livros que não são claros e que contêm falhas científicas gritantes. Se Deus existir e for a fonte de tudo, tb será do conhecimento, logo não poderá ser a fonte desses escritos cheios de erros, falhas lógicas, impossibilidades científicas. Arrangem algo melhor para fazer na vida, mas deixem os adultos em paz. Temos leis bem melhores que as das bíblias porque fomos capazes de usar o nosso senso comum (se elas se aplicam ou não isso já é outra questão..)

  4. De facto este comentário dá para pensar quem é o maior devedor. Já pensou o quanto deve a Deus só pelo ar que respira? Nem menciono outros benefícios que usufrui, mais ainda, Deus dá a todos por igual as condições naturais para viverem, acreditem Nele ou não, será que não devemos meditar ou só dizemos o que nos vem à cabeça?

  5. A Bíblia é um livro interessante, mas deveria ser lido com cuidado, bom senso e tendo em conta as épocas, os sítios, a língua em que foi escrito e por quem.Infelizmente, tem havido e ainda há muita gente que o leva à letra, mesmo quando está mal traduzido – e milhões de pessoas morreram ou foram perseguidas e torturadas em guerras e outras atrocidades em nome deste livro. Logo quando se diz que os humanos são criados à imagem de Deus, temos um problema: ou os humanos são muito perfeitos (??!!!) ou Deus não é tão bom como o “pintam”…

  6. “exemplos” religiosos completamente descontextualizados e ainda por cima com justificações completamente inventadas como este exemplo, “Jesus defende a sua decisão de quebrar o tabu social sobre tocar um homem solteiro tão intimamente.”

    em nenhum lado tal está escrito e muito menos entendido como tal.

    Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume.

    4Mas um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, que mais tarde iria traí-lo, fez uma objeção:

    5″Por que este perfume não foi vendido, e o dinheiro dado aos pobres? Seriam trezentos denários”.

    6Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado.

    7Respondeu Jesus: “Deixe-a em paz; que o guarde para o dia do meu sepultamento.

    8Pois os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão”.

  7. Os métodos contraceptivos são utilizados há milhares de anos, desde os tempos dos humanos primitivos.
    As mulheres tinham a opção de abortar ou manter o feto, e essa decisão prendia-se com razões que podiam ser tão banais como o tempo de uma migração, ou a escassez de recursos previstos.
    Deus, certamente, já por cá andava, e a fazer as Suas belas obras de criação.
    Não O imagino a cometer erros como o de ‘não preservar a vida por Ele criada’, ou mesmo a permitir que uns ‘primitivos’ quaisquer agissem contra a Sua grande criação.
    Não vos parece lógico???

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.