O pub mais antigo de Inglaterra está perto de fechar devido à pandemia

Legis / Wikimedia

Ye Olde Fighting Cocks

O autoproclamado pub mais antigo de Inglaterra vai fechar portas devido a dificuldades económicas causadas pela pandemia de covid-19.

Ye Olde Fighting Cocks é um pub em St. Albans, Inglaterra. Aliás, este não é um qualquer: é o mais antigo do país. Ou pelo menos, é o que os seus donos alegam — já que este não é o único a lutar pela prestigiada distinção.

O pub já foi reconhecido como o mais antigo de Inglaterra pelo Guinness World Records, mas este título foi retirado em 2000. Diz-se que o pub está aberto desde o ano 793.

O edifício é descrito pela Historic England como sendo do século XVI, mas como a data mais antiga para a qual se pode provar ter sido licenciada é 1756, a sua reivindicação é um pouco dúbia.

Mas, de momento, há outro assunto mais prementes: o futuro do bar está em risco depois de o proprietário anunciar que vai fechar portas por causa de dificuldades económicas causadas pela pandemia de covid-19.

Numa publicação divulgada no Facebook, Christo Tofalli, que comprou o pub em 2012, disse que “um período sustentado de condições comerciais extremamente desafiantes” foi o culpado pela decisão.

Se os elevados impostos já eram um fardo antes de pandemia, agora a situação ainda é mais dramática a gerência argumenta não conseguir aguentar os encargos. A quebra de faturação com os confinamentos também foi decisiva.

“Os últimos dois anos foram sem precedentes para a indústria da hospitalidade e derrotaram todos nós que tentamos ao máximo garantir que este pub multipremiado pudesse continuar aberto no futuro”, lê-se na publicação divulgada na semana passada.

Ao longo das centenas de anos de existência, o Ye Olde Fighting Cocks — como o nome indica — foi usado como pombal, estalagem e local de inúmeras lutas de galos até ao desporto ser banido em 1849, escreve a NPR.

Quase 10.000 estabelecimentos licenciados (incluindo pubs e restaurantes) fecharam permanentemente em 2020, relata a Sky News. Isto representa um aumento de 175% em comparação com o ano anterior.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.