Nos últimos anos, tornou-se popular a crença de que muitos casais espanhóis terminam a sua relação pouco tempo depois de fazerem uma viagem ao Porto. É um fenómeno que já foi batizado, no país vizinho, como “a maldição do Porto”.
O Porto é a desgraça dos casais espanhóis. Ou, pelo menos, é o que anda a ser dito nas redes sociais, no país vizinho.
Isto porque nuestros hermanos começaram a reparar numa tendência curiosa: casais que visitaram o Porto acabaram por “romper” pouco tempo depois. Assim, começou “a maldição do Porto”.
Citada pelo La Vanguardia, a psicóloga espanhola Alejandra de Pedro desencorajou, no entanto, os casais a evitarem visitar o Porto.
Numa análise a este fenómeno, a especialista começou por explicar que o Porto é um destino muito comum dos espanhóis, principalmente dos mais novos, em início de relação, “que estão juntos há um/três anos”.
Por outro lado, Alejandra de Pedro lembrou que esse período coincide com o momento em que a “química do enamoramento” começa a mudar – algo que está cientificamente provado.
Nesta fase, explicou a especialista numa publicação no TikTok, o cérebro deixa de segregar níveis elevados de dopamina e serotonina – hormonas responsáveis pela euforia típica dos primeiros meses – o que faz com que a relação desvaneça.
“Passamos do pensamento ‘ele é engraçado, mas também é um pouco distraído’ para o ‘ele nunca atende o telefone e eu não suporto isso'”, explicou, acrescentando que este é o momento em que muitos casais começam a questionar se são realmente compatíveis a longo prazo.
@adp.psicologa La crisis de dos años en la pareja #relaciones #pareja #terapia ♬ sonido original – Alejandra de Pedro
Ou seja, a cidade Invicta pode suspirar. Parece estar ilibada de culpas na questão das separações dos casais espanhóis. Por outro lado, pode, sim, queixar-se do facto de só receber nas suas lindas ruas e paisagens relações em fase decadente. De facto, nem combina…
Teorias à parte, Alejandra de Pedro explicou que as separações se devem a fatores bem racionais, relacionados com a evolução natural de uma relação, e não com maldições de certas cidades.
A especialista deixa como recomendação aos casais que sentem que a ilusão inicial desvaneceu – em vez de desistir – que procurem reforçar a comunicação, sair da rotina e partilhar novas experiências. Y, sí, Oporto es muy bueno para hacerlo.