O Pólo Norte está 30 graus mais quente e a culpa é do El Niño

É um tempo de Verão em pleno Dezembro e a culpa é do El Niño. As temperaturas estão mais altas do que é costume, em pleno Inverno, em vários países do mundo e até o Pólo Norte está a “derreter”.

Inundações na América do Sul, tornados nos EUA, cheias em Inglaterra e falta de neve para atrair turistas na Suíça, fruto das temperaturas inesperadamente quentes para um Inverno europeu. Eis alguns dos efeitos que o fenómeno meteorológico El Niño está a provocar em todo o mundo.

Portugal também já esteve sob alerta e no Pólo Norte as temperaturas estão superiores em 30 graus àquilo que é normal nesta época do ano, rondando entre os 0 e os 2° centígrados negativos.

Cientistas do Observatório Ambiental do Pólo Norte adiantaram que as temperaturas na zona aumentaram subitamente de segunda para quarta-feira, passando dos 37 graus negativos para os 8 negativos.

É caso para dizer que o Pólo Norte está a ponto de derreter por culpa do El Niño mais forte dos últimos 15 anos, segundo já foi apontado.

No Canadá, no dia 24 de Dezembro, as temperaturas registaram cerca de 15 graus quando é habitual estarem nos 10 graus negativos.

Dados que se verificam um pouco por todo o continente – a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) anunciou este mês que, em Novembro de 2015, se registaram as temperaturas médias mais altas de sempre, desde que estes dados são registados, ou seja, em 136 anos.

Reflexos do aquecimento climático que, conjugado com o El Niño, está a confundir as estações e que deve deixar a humanidade preocupada.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Penso que se tem menosprezado quase por completo este problema em nome da ganância e do progresso além de que a corrida às armas tem sido muito mais importante do que a saúde do planeta e todos notamos e de que maneira ano após ano as diferenças de temperatura e as catástrofes naturais, por este caminhar o final da vida na Terra terá um fim muito mais rápido do que muitos imaginam.

RESPONDER

Eleições ou continuar a governar se o OE chumbar? "Estou preparado para tudo".

O primeiro-ministro disse esta sexta-feira estar preparado para continuar a governar, mesmo que o Orçamento para 2022 chumbe, mas adiantou que respeitará se o Presidente da República tiver um entendimento diverso e convocar eleições antecipadas. Esta …

A humanidade sobreviveu a cinco apocalipses. E está preparada para mais

Nos últimos meses, a atenção mediática tem recaído sobre temas como pandemias, vulcões, sismos e outras catástrofes a que, não sendo novidades, a humanidade tem vindo a sobreviver de forma quase inexplicável. Pandemias, vulcões, sismos, cheias …

OE. Costa promete salário mínimo de 850 euros em 2025 e aumento de pensões em janeiro

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou esta sexta-feira que é intenção do Governo elevar o salário mínimo aos 850 euros em 2025 e aumentar o mínimo de existência no próximo ano, isentando de IRS …

Cientistas portugueses ajudam a descobrir novo mecanismo para regeneração muscular

O músculo é conhecido por se regenerar através de um processo complexo que envolve várias etapas e depende de células-tronco. Mas uma nova pesquisa apresenta um novo mecanismo. Um novo estudo liderado por investigadores do Instituto …

Investigadores de Harvard utilizam corantes para armazenar dados

Na era digital, quase tudo é possível. Uma equipa de químicos de Harvard desenvolveu um novo sistema que utiliza misturas de sete corantes fluorescentes disponíveis comercialmente para armazenar ficheiros de dados. É comum pensarmos no armazenamento …

Uma impressão artística de um impacto gigantesco no sistema estelar HD 17255

Dois planetas envolveram-se num choque tão violento que um deles perdeu a atmosfera

Uma equipa de astrónomos encontrou provas de uma gigantesca colisão entre dois planetas num sistema planetário jovem, localizado a 95 anos-luz da Terra. A poeira à volta da jovem estrela HD 172555, de 23 milhões de …

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …