O Pólo Norte está 30 graus mais quente e a culpa é do El Niño

É um tempo de Verão em pleno Dezembro e a culpa é do El Niño. As temperaturas estão mais altas do que é costume, em pleno Inverno, em vários países do mundo e até o Pólo Norte está a “derreter”.

Inundações na América do Sul, tornados nos EUA, cheias em Inglaterra e falta de neve para atrair turistas na Suíça, fruto das temperaturas inesperadamente quentes para um Inverno europeu. Eis alguns dos efeitos que o fenómeno meteorológico El Niño está a provocar em todo o mundo.

Portugal também já esteve sob alerta e no Pólo Norte as temperaturas estão superiores em 30 graus àquilo que é normal nesta época do ano, rondando entre os 0 e os 2° centígrados negativos.

Cientistas do Observatório Ambiental do Pólo Norte adiantaram que as temperaturas na zona aumentaram subitamente de segunda para quarta-feira, passando dos 37 graus negativos para os 8 negativos.

É caso para dizer que o Pólo Norte está a ponto de derreter por culpa do El Niño mais forte dos últimos 15 anos, segundo já foi apontado.

No Canadá, no dia 24 de Dezembro, as temperaturas registaram cerca de 15 graus quando é habitual estarem nos 10 graus negativos.

Dados que se verificam um pouco por todo o continente – a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) anunciou este mês que, em Novembro de 2015, se registaram as temperaturas médias mais altas de sempre, desde que estes dados são registados, ou seja, em 136 anos.

Reflexos do aquecimento climático que, conjugado com o El Niño, está a confundir as estações e que deve deixar a humanidade preocupada.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Penso que se tem menosprezado quase por completo este problema em nome da ganância e do progresso além de que a corrida às armas tem sido muito mais importante do que a saúde do planeta e todos notamos e de que maneira ano após ano as diferenças de temperatura e as catástrofes naturais, por este caminhar o final da vida na Terra terá um fim muito mais rápido do que muitos imaginam.

RESPONDER

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …