El Niño devasta América do Sul e deixa norte de Portugal em alerta

Marcelo Camargo / ABr

Aquele que pode ser o pior El Niño dos últimos 15 anos está a deixar milhares de pessoas desalojadas e em risco de fome na América do Sul. Os efeitos do fenómeno climático já chegaram à Europa e deixam Portugal em alerta amarelo.

A chuva intensa e persistente que cai há vários dias na América do Sul, por causa do temido El Niño, está a provocar as piores cheias dos últimos 50 anos em países como o Uruguai, a Argentina, o Brasil e o Paraguai.

Já há várias localidades totalmente submersas devido à subida dos rios e milhares de pessoas ficaram desalojadas.

Entretanto, além destas consequências imediatas, perderam-se inúmeras colheitas, o que faz antever dificuldades a médio prazo e fome para algumas populações. Há ainda a contar as múltiplas doenças que se podem propagar facilmente num cenário destes.

A Organização Mundial de Meteorologia (OMM), integrante da ONU, já tinha alertado num relatório que os efeitos do El Niño seriam, em 2015, os piores dos últimos 15 anos.

Os efeitos devastadores deste fenómeno climático podem sentir-se até à Primavera do próximo ano, de acordo com a mesma organização.

Enquanto que na América do Sul há vários países que já decretaram o estado de emergência, em Portugal, o Instituto do Mar e da Atmosfera colocou sob aviso laranja, o segundo alerta mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro.

Em causa está a previsão de chuva, agitação marítima e vento forte com rajadas entre os 90 a 100 quilómetros por hora e que podem chegar aos 120 quilómetros nas terras altas.

E os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Évora, Beja e Faro estão sob aviso amarelo.

Nos Açores, estão igualmente sob aviso amarelo as Ilhas das Flores, Corvo, Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial.

Na Europa, os efeitos do El Niño também já se sentiram no Reino Unido, com diversos alertas de inundações para Inglaterra, País de Gales e Escócia.

Do outro lado do Atlântico, vários tornados assolaram regiões dos Estados Unidos, nomeadamente no Alabama e no Texas, provocando cerca de 50 mortos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …

Suspensão de voos para a Venezuela vai custar 10 milhões à TAP. "Quem vai pagar a conta?"

O presidente da TAP está preocupado com as consequências da suspensão dos voos para a Venezuela. "Quero saber que vai pagar essa conta." O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse esta quinta-feira que a suspensão …

Há mais gestores a abandonar empresas de Isabel dos Santos. MP admite descongelar contas bancárias

Depois das várias demissões no EuroBic, NOS e Efacec, há mais gestores a abandonarem empresas menos conhecidas de Isabel dos Santos em Portugal. Na sequência da polémica em torno do caso Luanda Leaks, pessoas como Mário …