O poder da luz pode permitir ao Homem chegar a Marte em apenas 30 minutos

MSFC / NASA

O Space Launch System é o mais poderoso lançador que a NASA concebeu até agora para levar o Homem a Marte – numa viagem de alguns meses

Viajar até Marte em apenas 30 minutos pode ser possível e mais cedo do que se pensaria. É essa a esperança de um grupo de físicos da Universidade da Califórnia, nos EUA, que acredita ter encontrado a tecnologia que o pode permitir.

Estes cientistas têm estudado como se pode aproveitar o poder da luz para reduzir o tempo de uma viagem até Marte de vários meses para apenas alguns dias ou até mesmo poucos minutos.

A chave está na propulsão fotónica, vaticina um dos investigadores envolvidos nesta pesquisa, Phillip Lubin, num artigo publicado no Journal of the British Interplanetary Society.

Esta tecnologia usa a luz laser para impulsionar naves espaciais e é utilizada com pequenas sondas espaciais, mas pode converter-se num sistema de propulsão para naves maiores.

Citado pelo Daily Mail, Phillip Lubin diz acreditar que a propulsão fotónica pode brevemente vir a propulsionar um avião de 100 quilos até Marte em alguns dias”.

Isto significaria viajar a cerca de 280 milhões de quilómetros por hora.

“Esta tecnologia não é ficção científica. As coisas mudaram”, diz o professor Lubin.

O físico está envolvido no programa Deep-In (Directed Energy Interstellar Precursor) que tem como missão criar sondas capazes de alcançar velocidades relativistas (isto é, idênticas a uma fracção da velocidade da luz) para conseguir viajar rumo às estrelas mais próximas.

Lubin acredita que a propulsão fotónica pode permitir aquilo que até agora ainda não foi possível.

“Sabemos como chegar a velocidades relativistas no laboratório, fazemos isso a todo o momento. Quando vamos a um nível macroscópico, aviões, automóveis, naves espaciais, resultam pateticamente lentas”, nota Lubin.

A NASA também tem em marcha o projecto do “propulsor impossível” EM Drive, um motor sem combustível que cria impulso através da libertação de microondas numa câmara fechada e usando apenas energia solar, que pode vir a colocar seres humanos em Marte em apenas 10 semanas.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …