O poder da luz pode permitir ao Homem chegar a Marte em apenas 30 minutos

MSFC / NASA

O Space Launch System é o mais poderoso lançador que a NASA concebeu até agora para levar o Homem a Marte – numa viagem de alguns meses

Viajar até Marte em apenas 30 minutos pode ser possível e mais cedo do que se pensaria. É essa a esperança de um grupo de físicos da Universidade da Califórnia, nos EUA, que acredita ter encontrado a tecnologia que o pode permitir.

Estes cientistas têm estudado como se pode aproveitar o poder da luz para reduzir o tempo de uma viagem até Marte de vários meses para apenas alguns dias ou até mesmo poucos minutos.

A chave está na propulsão fotónica, vaticina um dos investigadores envolvidos nesta pesquisa, Phillip Lubin, num artigo publicado no Journal of the British Interplanetary Society.

Esta tecnologia usa a luz laser para impulsionar naves espaciais e é utilizada com pequenas sondas espaciais, mas pode converter-se num sistema de propulsão para naves maiores.

Citado pelo Daily Mail, Phillip Lubin diz acreditar que a propulsão fotónica pode brevemente vir a propulsionar um avião de 100 quilos até Marte em alguns dias”.

Isto significaria viajar a cerca de 280 milhões de quilómetros por hora.

“Esta tecnologia não é ficção científica. As coisas mudaram”, diz o professor Lubin.

O físico está envolvido no programa Deep-In (Directed Energy Interstellar Precursor) que tem como missão criar sondas capazes de alcançar velocidades relativistas (isto é, idênticas a uma fracção da velocidade da luz) para conseguir viajar rumo às estrelas mais próximas.

Lubin acredita que a propulsão fotónica pode permitir aquilo que até agora ainda não foi possível.

“Sabemos como chegar a velocidades relativistas no laboratório, fazemos isso a todo o momento. Quando vamos a um nível macroscópico, aviões, automóveis, naves espaciais, resultam pateticamente lentas”, nota Lubin.

A NASA também tem em marcha o projecto do “propulsor impossível” EM Drive, um motor sem combustível que cria impulso através da libertação de microondas numa câmara fechada e usando apenas energia solar, que pode vir a colocar seres humanos em Marte em apenas 10 semanas.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Preços das casas não baixam porque há Fundos a comprar tudo

Apesar de estarmos em plena crise pandémica, os preços das casas não têm sofrido uma baixa significativa. Uma realidade que se pode explicar pelo interesse de alguns Fundos na aquisição de imóveis, com a perspectiva …

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …