O poder da luz pode permitir ao Homem chegar a Marte em apenas 30 minutos

MSFC / NASA

O Space Launch System é o mais poderoso lançador que a NASA concebeu até agora para levar o Homem a Marte – numa viagem de alguns meses

Viajar até Marte em apenas 30 minutos pode ser possível e mais cedo do que se pensaria. É essa a esperança de um grupo de físicos da Universidade da Califórnia, nos EUA, que acredita ter encontrado a tecnologia que o pode permitir.

Estes cientistas têm estudado como se pode aproveitar o poder da luz para reduzir o tempo de uma viagem até Marte de vários meses para apenas alguns dias ou até mesmo poucos minutos.

A chave está na propulsão fotónica, vaticina um dos investigadores envolvidos nesta pesquisa, Phillip Lubin, num artigo publicado no Journal of the British Interplanetary Society.

Esta tecnologia usa a luz laser para impulsionar naves espaciais e é utilizada com pequenas sondas espaciais, mas pode converter-se num sistema de propulsão para naves maiores.

Citado pelo Daily Mail, Phillip Lubin diz acreditar que a propulsão fotónica pode brevemente vir a propulsionar um avião de 100 quilos até Marte em alguns dias”.

Isto significaria viajar a cerca de 280 milhões de quilómetros por hora.

“Esta tecnologia não é ficção científica. As coisas mudaram”, diz o professor Lubin.

O físico está envolvido no programa Deep-In (Directed Energy Interstellar Precursor) que tem como missão criar sondas capazes de alcançar velocidades relativistas (isto é, idênticas a uma fracção da velocidade da luz) para conseguir viajar rumo às estrelas mais próximas.

Lubin acredita que a propulsão fotónica pode permitir aquilo que até agora ainda não foi possível.

“Sabemos como chegar a velocidades relativistas no laboratório, fazemos isso a todo o momento. Quando vamos a um nível macroscópico, aviões, automóveis, naves espaciais, resultam pateticamente lentas”, nota Lubin.

A NASA também tem em marcha o projecto do “propulsor impossível” EM Drive, um motor sem combustível que cria impulso através da libertação de microondas numa câmara fechada e usando apenas energia solar, que pode vir a colocar seres humanos em Marte em apenas 10 semanas.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …