O PC está a morrer – mas muito mais devagar que o esperado

B!T

-

Não é novidade para ninguém que o mercado dos computadores pessoais tem tido um crescimento em trajetória decrescente bem acentuada. Mas este declínio não é tão significativo quanto poderíamos julgar, caindo numa cadência menos acelerada do que a que se esperaria.

De acordo com a consultora norte-americana IDC, este ano o mercado dos PCs registará uma queda de 3,7%, em detrimento dos 6% anteriormente estimados pelos analistas.

É esperado que em 2014 as remessas destes aparelhos atinjam os 303,5 milhões, um decréscimo dos 315,1 milhões de 2013, dos 352 milhões de 2012 e dos 361,5 milhões de 2011, altura em que ficou registado um dos pontos altos deste setor.

Nem tudo são rosas, contudo.

A IDC não adivinha expressivas melhorias no mercado dos PCs, uma vez que em 2018, segundo o estudo da consultora, o total de remessas deverá ficar-se pelos 291 milhões, evidenciando-se rupturas nas vendas dos desktops em todas as suas áreas de actuação e nas vendas dos computadores portáteis em mercados com maior maturidade.

Deverá ainda denotar-se uma ligeira recuperação das vendas dos portáteis nos mercados emergentes.

O responsável pelo estudo da IDC, Loren Loverde, asseverou que é cada vez mais claro o aumento do intervalo de tempo entre cada actualização de computador, acrescentando que o surgimento do Windows 9, calendarizada para o próximo ano, deverá actuar como elemento potenciador do mercado.

A IDC aponta as empresas como os principais motores do crescimento – embora débil – das vendas de PCs, que têm vindo a perder cada vez mais território para os seus arqui-inimigos: os dispositivos móveis.

B!T

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estão só a considerar a venda de PC´s já montados? Pois, é para ver como as notícias são publicadas hoje em dia… Enfim, gostava de saber se a venda das peças que constituem um PC (processadores, memórias, discos, gráficas, etc..) também estão em queda. Tal é a vontade de nos tirarem a liberdade que um PC representa (a favor das consolas e tablets) que até inventam notícias… dream on..

RESPONDER

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …

A Cidade do México está a afundar a um ritmo incontrolável

Um novo estudo mostra que a Cidade do México, a metrópole mais populosa da América do Norte, afundou tanto que será impossível salvá-la. Depois de séculos de drenagem dos aquíferos subterrâneos, o leito do lago no …

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …