/

O olhar público sobre a canábis está a mudar

2

Do tabu, à terapia (e até à diversão)… a opinião coletiva, em relação à canábis, está a mudar.

A atitude em relação à canábis tem vindo a mudar, um pouco por todo o Mundo.

Na última década, países como o Uruguai (2013), Canadá (2018) e Malta (2021) legalizaram o uso recreativo de canábis, com a Alemanha a juntar-se à lista recentemente.

O Reino Unido e a Austrália, por exemplo, também já aprovaram a sua aplicação medicinal.

Nos EUA, embora ainda não seja legal em todo o país, 39 estados, impulsionados por essa mudança na opinião pública, já deixaram de recriminar o consumo, seja para fins medicinais ou recreativos.

Desde os anos 90 que a percentagem de cidadãos dos EUA que apoiam a legalização da canábis aumentou consideravelmente, com quase 70% a favor – e, especificamente, para fins medicinais e recreativos, esse número sobe para 90%.

Diferente das outras drogas

Uma das principais razões para esta mudança é a evolução da perceção dos riscos associados à canábis.

Dados do Inquérito Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde dos EUA, a que o New Scientist teve acesso, indicam que, ao longo das últimas duas décadas, um número crescente de inquiridos considerou a canábis como menos perigosa do que outras substâncias, como o álcool ou a cocaína.

Em 1997, menos de 20% acreditavam que o uso ocasional de marijuana era de pouco ou nenhum risco. Em 2021, esta estatística ultrapassou os 50%, enquanto as perceções de segurança sobre outras drogas permaneceram quase inalteradas.

O crescente apoio da marijuana para fins medicinais parece ser o principal catalisador desta mudança de perceção.

ZAP //

2 Comments

  1. Está errado! Esta droga é especialmente perigosa como droga de iniciação ao mundo das drogas.
    Banaliza-se mais uma droga, depois do álcool e do tabaco, e aumenta-se o potencial de degeneração e alienação do povo.
    O povo já embrutecido pelas notícias tóxicas, emburrecido pela educação fraca nas escolas e atordoado pelo álcool pode agora dar mais um passo no caminho da desgraça.
    As drogas são usadas como forma de controlo da população desde o 25 de Abril de 1974, para garantir que não há mais revoluções. Os descontentes e marginalizados nunca se vão organizar para mudar o sistema, vão ver a bola, beber umas cervejas e fumar uns charros, e pronto no outro dia levantam-se sem saber o que se passou e vão trabalhar calados.

  2. Tem muita gente interessada em ver parte da humanidade virar verdadeiros zumbis ! A Canabis, já é comprovado , que o uso constante leva a um estado de esquizofrenia. Estão a cada dia a escravizar os jovens e toda a gente . Ser livre é não usar nenhuma substância entorpecente. A planta tem função medicinal , porém temos que ter ética .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.